Notícias

II Mostra Carneiros-Tamandaré leva cinema para praia com cobertura pela TOP Rio FM

Postado em 02 de Março de 2020
Após o carnaval e o marasmo típico da quarta-feira de cinzas, o cinema renova o fôlego com ares praianos no finalzinho do mês de fevereiro. Com visual tropical e calmaria, a II Mostra de Cinema dos Carneiros-Tamandaré levou a sétima arte para beira-mar com sessões de quinta-feira (27) até sábado (29). O evento contou com a exibição de 20 produções, entre longa e curtas. Nesta edição, além da Praia dos Carneiros, o evento ocupou Tamandaré e Rio Formoso com as sessões de cinema ao ar livre, junto com palestras e oficinas. E a TOP Rio FM 90.5 esteve presente nos melhores momentos da abertura do evento, e acompanhando as equipes nas externas.

Entre os principais responsáveis pela Mostra, está o empresário Lula Terra, que também é ator com passagem por filmes como O som ao redor (2012) e Aquarius (2016), o último lhe rendeu fotografias por sites e jornais em todo o mundo com o célebre protesto da equipe do filme em Cannes. A mostra em si faz parte de uma paixão e trajetória do ator e empresário pelo cinema que começou ainda quando jovem. “Vem desde criança. Eu morava em Arcoverde e via filmes no Cine Rio Branco, um cinema centenário que tá lá até hoje. Eu passava a semana esperando para o final de semana ir na matinê”, relembra. A partir disso, esteve sempre ligado ao cinema e se tornou articulador do Cineclube Carneiros, que durou quinze anos até crescer e se transformar na Mostra. 



Em sua sala principal, a Mostra homenageia o coração do cinema pernambucano: o Cinema São Luiz ganha um irmão, o Cine Seu Luiz. O espaço da sala é uma palhoça à beira-mar, fechada, climatizada, localizada na Pousada Praia dos Carneiros, com capacidade para 100 pessoas e ganhará esteiras de palha, telão e som 5.1. Além de referenciar o cinema icônico do Recife, a sala é uma homenagem ao pai de Lula. "Este ano a mostra ganhou uma nova cara. São dois novos pontos de exibição, com programação específica: Comunidade Quilombola Siqueira, em Rio Formoso, e o Forte Santo Inácio de Loyola, em Tamandaré. Além das palestras e oficinas de capacitação que daremos gratuitamente. Nosso intuito, é contemplar a população da região, levando informação e exibição para onde as salas de cinema não chegam", conclui. Não à toa a preocupação com a democratização do cinema, que o longa Azougue Nazaré também será exibido na Comunidade Quilombola de Siqueira. 

Para a curadoria da segunda edição, o evento contou com a produtora Camila Valença, a roteirista e cineasta Letícia Simões e o colorista Pablo Nóbrega, além de Davi Oliveira e Danilo Oliveira, filhos de Lula que colaboram com o evento. Entre os filmes exibidos estão produções que marcaram o ano de 2019, que são atravessadas pelo mote democrático e político do evento. “Levamos sempre em consideração o que eu pensei como linha filosófica da Mostra: um combate ao racismo, misoginia, homofobia”, comenta Lula. Entre os destaques estão o Swinguerra, filme da dupla Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, que representou o Brasil na 58ª edição da Bienal de Veneza.  Também o catártico Bacurau, de Kleber Mendonça e Juliano Dornelles, campeão de bilheteria e que dispensa apresentações. Outros dois pernambucanos que tiveram destaque no ano passado e serão exibidos é o documentário Estou me guardando para quando o carnaval chegar, de Marcelo Gomes e Azougue Nazaré, de Tiago Melo. A programação de curtas conta com Ah!... Se Minha Vida Fosse Sempre Assim, de Marcelo Gomes; Os Minutos, de Sandro Guerra; Eva Maria, de Mariah Teixeira; Tempestade (2019), de Fellipe Fernandes;  Mamata (2017), de Marcus Curvelo.



Durante as exibições a equipe da Rádio TOP Rio FM esteve com vários artistas e diretores renomados, O famoso 'João Grilo' O ator Matheus Nachtergaele, que inclusive deu uma animada entrevista ao Chefe Renato contando toda sua trajetória e o falando do carinho por Pernambuco, especificamente Tamandaré. Ainda na abertura estiveram o Maestro Spok recepcionando todos na entrada da sala de exibição, o cantor Silvério Pessoa  também prestigiando o evento  falou para o apresentador Luciano Sena da correria do Carnaval, e de estar ali num evento tão importante para a cultura. Tivemos as entrevistas com o renomado diretor Lírio Ferreira do filme o Baile Perfumado e Juliano Dornelles do premiadíssimo filme Bacural, onde vocês podem ver pelo Barreiros News.




OFICINAS 
Dentro da programação da Mostra será realizado o projeto Documentando, capitaneado por Marlom Meirelles. São ao todo 20 vagas para uma oficina que passará pelo processo de realização de um documentário, abarcando processos essenciais para sua produção como roteiro, produção, captação e edição de um filme. As oficinas com 12 horas de aula aconteceram das 14h às 18h, no Forte Santo Inácio de Loyola, em Tamandaré. A maioria dos alunos são representantes do Instituto Ecoeducar que inclusive deu total apoio durante todo o evento, na logística, som e telões.

"Além de ampliar o repertório no campo do audiovisual e o acesso a conceitos e vanguardas da história do cinema, os estudantes são provocados a refletir sobre suas vivências e pensar narrativas que contemplem questões sociais, de gênero, raça, territorialidade, identidade, entre outras. Ao final de cada oficina é produzido um documentário", explica Marlom Meirelles. 



Reportagem: Chefe Renato
Fotos: Top Rio FM
ENDEREÇO
Rua Lote Villa Unicap
S/N - Centro,
Rio Formoso - PE
CEP 55.570-000
Top Rio FM © Copyright 2024
© 2024 Top Rio FM 90,5. Todos os direitos reservados