Código de endereçamento postal foi implementado pelos Correios em 1972.
À época, CEP tinha apenas cinco dígitos; atualmente são oito.
Carro dos Correios, em imagem de arquivo Divulgação/MPF-MA São oito números necessários para várias situações: passar uma localização, receber uma encomenda e fazer um cadastro são apenas algumas delas.
CEP é o código de endereçamento postal, conjunto numérico implementado pelos Correios em 1972. À época da criação, o CEP tinha apenas cinco dígitos.
No entanto, com o crescimento populacional do Brasil, foi necessário acrescentar mais três números para diferenciar endereços nas diferentes regiões do país. Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp. Apesar de já estar na ponta da língua da maioria das pessoas, não são todos que sabem quais são os critérios usados para definir os CEPs.
Veja como funciona: Cada número do CEP representa uma região, sub-região, setor, subsetor, divisor de subsetor, e identificadores de distribuição — nessa ordem. O que representa cada número do CEP Reprodução Definição dos números O Brasil foi divido em dez regiões postais, indo do 0 ao 9, o que define o primeiro número do CEP.
A distribuição foi feita no sentido anti-horário, a partir do estado de São Paulo. Região 0 : grande São Paulo; Região 1?: interior de São Paulo; Região 2?: Rio de Janeiro e Espírito Santo; Região 3?: Minas Gerais; Região 4?: Bahia e Sergipe; Região 5?: Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte; Região 6?: Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Roraima, Amapá, Acre e Amazonas; Região 7?: Distrito Federal, Goiás, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Região 8?: Paraná e Santa Catarina; Região 9?: Rio Grande do Sul. Após essa primeira definição por região do Brasil, o próximo número é escolhido de acordo com dez sub-regiões cadastradas pelos Correios — que também seguem a ordem de 0 a 9.
Na Asa Sul, em Brasília, por exemplo, o 7 é seguido por um 0.
Já em Taguatinga, o segundo número é 2 por causa da sua sub-região. Em seguida, os números são definidos por sub-região, setor, subsetor e divisor de subsetor (veja foto abaixo).
O sistema funciona como sucessivas divisões das regiões postais até que os cinco primeiros números do CEP seja definidos. Definição de CEP Reprodução Sufixos Por último são definidos os sufixos, ou seja, os três números que estão após o hífen.
Esse conjunto define a identificação individual de cada endereço entre: Logradouros: 000 a 899; Códigos especiais: 900 a 959; CEPs promocionais: 960 a 969; Unidades dos Correios: 970 a 989 e 999; Caixas postais comunitárias: 990 e 998. Exemplo Esplanada dos Ministérios, Palácio do Planalto, anexo I, andar superior, ala A.
CEP: 70150-900. 7: região postal 7 - Distrito Federal; 70: sub-região; 701: setor; 7015: subsetor; 70150: divisor de subsetor; - 900: sufixo de códigos especiais. LEIA TAMBÉM: AUMENTO: Venda de imóveis usados cresce no DF; veja dicas e cuidados que devem ser tomados antes da compra NOVO RG: Cerca de 11,5 milhões de brasileiros já tiraram documento; saiba como fazer Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.