Capital mineira está há seis dias sob alerta laranja devido à baixa umidade do ar, que deve ficar em torno de 15% na tarde desta terça-feira (3), segundo a Defesa Civil do município.
Belo Horizonte está em alerta laranja há seis dias Raquel Freitas/TV Globo Belo Horizonte está há seis dias sob alerta laranja devido à baixa umidade do ar, que deve ficar em torno de 15% na tarde desta terça-feira (3), segundo a Defesa Civil do município.
O índice é considerado crítico e está relacionado ao longo período de estiagem (entenda mais abaixo).
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 60%. Além da onda de calor iniciada em setembro, a capital mineira e outros municípios do estado enfrentam, uma série de focos de incêndio em vegetações.
Só no último domingo (1º), cidades da Grande BH registraram pelo menos cinco incêndios em menos de 12 horas. Em BH e no restante de Minas, a previsão é de temperaturas elevadas e índices críticos de umidade durante o mês, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O que significam os alertas? Segundo o Inmet, existem três tipos de alertas de baixa umidade do ar.
São eles: Alerta amarelo (perigo potencial): quando a umidade do ar fica entre 30% e 20%; Alerta laranja (perigo): quando a umidade do ar fica entre 20% e 12%; Alerta vermelho (grande perigo): quando a umidade do ar fica abaixo de 12%. A meteorologista Anete Fernandes, do Inmet, explica que setembro é um mês tipicamente seco, marcado pelo fim do inverno e o início da primavera.
As pancadas de chuva costumam ocorrer só a partir da segunda quinzena, mas logo cessam e dão lugar a uma nova onda de calor. "Esses índices críticos estão associados à estação seca, ou seja, ao longo período sem chuva que estamos.
Sentimos isso na qualidade do ar.
Essa névoa que estamos vendo na cidade é uma combinação de fatores: poeira, poluição e a fumaça das queimadas", afirmou.
BH está em alerta laranja há seis dias Raquel Freitas/TV Globo De olho no alerta Moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo canal do WhatsApp. Recomendações: Hidrate-se durante o dia; ? Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas; ? Evite frituras; ? Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água; ? Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas; ? Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante; ? Em caso de problemas respiratórios procure um especialista; Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas.
Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190). Baixa umidade do ar atinge nível crítico em BH Vídeos mais vistos no g1 Minas: