Inclusão do nome social no título de eleitor para travestis e transexuais passou a ser válida e aceita a partir de 2018.
Eleições 2024: uso do nome social cresce mais de 150% em Rio Preto Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que, em 2020, 67 eleitores de São José do Rio Preto (SP) solicitaram a mudança do nome social no título de eleitor.
Em 2024, esse número subiu para 170.
Ou seja, crescimento de 150%. Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp Pessoa usa aplicativo e-Título, do TSE, em imagem de arquivo Marcello Casal Jr/Agência Brasília A inclusão do nome social no título de eleitor passou a ser aceita a partir de 2018, o que, segundo o TSE, ocasionou o aumento de 300% nesse perfil de eleitorado. O estudante Ariel Ferracini, que é não binária, contou à TV TEM sobre a importância da inclusão do nome social no dia a dia, e em um ato tão importante como o do voto. Ariel Ferracini, que é estudante e não binária TV TEM/Reprodução "Facilita que eu e outras pessoas trans se sintam confortáveis para votar e exercer o direito.
Só a minha participação no ato de votar como uma pessoa não binária faz a diferença, pois faz com que as pessoas entendam cada vez mais esse conceito de gênero", conta. Em 2024, foram solicitados mais de 41 mil pedidos de troca de nome em todo o Brasil. Processo no cartório Cartório Eleitoral em Rio Preto (Google Street View) O chefe de um dos maiores cartórios eleitorais de Rio Preto, Régis Pistori, também fala sobre o trabalho do cartório para ajudar esse grupo social. "É uma questão de respeito acima de tudo, e a justiça eleitoral vem incentivando a inclusão do nome social e facilitando o acesso para que isso aconteça de forma mais rápida e tranquila para o eleitor ou eleitora" , explica. Ainda segundo Pistori, o cadastro do nome social pode ser feito de duas formas: "A pessoa pode vir aqui no cartório trazendo o documento de identificação e declarando o nome social ou fazer isso diretamente pelo site da justiça eleitoral do TRE de São Paulo, lá tem todos os passo a passo" , explica. Importância Política Araré Carvalho, cientista político de Rio Preto (SP) TV TEM/Reprodução O cientista político Araré Carvalho explica que não só a vontade da maioria deve ser representada no legislativo, mas também a dos grupos sociais. "Quanto maior a diversidade, melhor.
Pois as pessoas conseguem enxergar um problema específico por perspectivas diferentes, o que não é possível com olhares parecidos.
Isso ajuda na sociedade como um todo", conta. Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba. VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM