Notícias

Luso Queiroz no g1: promete hospitais nas periferias, desmilitarizar guarda e ampliar debate de gênero em escolas de Campo Grande

Postado em 04 de Setembro de 2024


Entrevista faz parte de uma série de sabatinas do g1MS com os candidatos à prefeitura de Campo Grande.

Luso Queiroz (PSOL) em sabatina do g1MS; veja íntegra Luso Queiroz, candidato à prefeitura de Campo Grande pelo partido PSOL, participou da sabatina do g1MS.

Na entrevista, conduzida pela jornalista Rafaela Moreira, o candidato prometeu criar hospitais nas regiões periféricas da capital, propor debates sobre gênero nas escolas e equiparar o salário dos professores municipais aos de vereadores.

Assista na íntegra o vídeo acima Entre os concorrentes à Prefeitura de Campo Grande, Luso Queiroz é o terceiro a ter a entrevista divulgada pelo g1MS.

A ordem de participação foi estabelecida através de sorteio.

Confira, abaixo, os principais assuntos da entrevista: Luso Queiroz, candidato do PSOL, participou da sabatina do g1MS José Câmara/ g1 Câmeras de monitoramento e desmilitarizar a GCM O primeiro tema discutido foi segurança pública, já que, no plano de governo, Luso promete atuar na prevenção às violações de direitos humanos.

O candidato defende como solução instalar câmeras de monitoramento e criar uma central, em parceria com o governo federal.

“Ter um vídeo monitoramento em toda a capital.

Primeiro saber onde está acontecendo os maiores casos de furtos e também onde está a movimentação do tráfico de drogas.

Eu escuto que a capital está se transformando em uma zumbilândia.

Eu quero uma GCM que trabalhe, que faça ronda, não uma GCM que vai ser monitor de escola ou agente de trânsito”.

Em seu plano de governo, Luso defende a desmilitarizar a Guarda Civil Metropolitana, contudo defende o armamento dos profissionais, o que já ocorreu em Campo Grande.

“A GCM não é militarizada, mas existe sim um projeto de anos para militarizar, uma forma indireta para introduzir uma ideologia militar e treinamentos militares.

Eu quero uma GCM cívica, que converse com o cidadão e entenda que ele também é um civil e que ele também precisa proteger o cidadão campo-grandense.

Não sou a favor de desarmar a Guarda até porque a GCM usa armas em momentos específicos”.

Debate de gênero Outra proposta de Luso Queiroz é ampliar o debate de gênero em escolas de Campo Grande.

O candidato disse que “o mundo é colorido, não é só bicolor”.

O candidato disse que pretende reformular o que já é feito nas escolas, com o auxílio do Conselho Municipal de Educação, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“A minha defesa pessoal é que a gente respeite toda a diversidade do município.

É preciso que as crianças entendam como foi construída Campo Grande, aqui é uma cidade diversificada, ela não é só preto e branco e também existem outros gêneros.

Eu quero que a população entenda que o mundo é colorido, o mundo não é só bicolor.

Não existe só A e B”.

Durante a entrevista, Luso também propôs equiparar o reajuste salarial dos professores municipais aos de vereadores.

Essa é uma proposta do PSOL nacional, e o candidato pretende debater a viabilidade na capital.

“Eu defendo, mas acho difícil a Câmara aprovar.

Nenhum vereador vai querer baixar o seu salário para equiparar com o do professor, mas é uma proposta nossa.

Essa é uma defesa do partido”.

Transporte público Durante a sabatina, Luso Queiroz disse que a população de Campo Grande “não aguenta mais” o transporte público da cidade.

O candidato defende que o Executivo municipal rompa o contrato de concessão com a atual empresa responsável.

“Eu não aguento mais o Consórcio Guaicurus, são muitos anos e nada se resolve.

A minha proposta é uma ouvidoria com Agetran, Agereg, Procon e Ministério Público nas ruas de Campo Grande para conversar com o usuário.

É o povo que precisa dizer: eu quero ou não quero.

Eu tenho certeza absoluta que o usuário reprova o Consórcio Guaicurus". Luso Queiroz em entrevista a TV Morena José Câmara/ g1 Sincerão g1MS - Qual o seu maior medo nesta eleição? Luso Queiroz: "O Beto Pereira ganhar". g1MS - Redução da maioridade penal, a favor ou contra? Luso Queiroz: "Contra". g1MS - Equiparar aborto ao crime de homicídio? Luso Queiroz: "Contra". g1MS - Descriminalização da maconha? Luso Queiroz: "100% a favor". g1MS - Qual o seu livro favorito? Luso Queiroz: "Dom Quixote de La Mancha". g1MS - Qual música não sai do seu repeat? Luso Queiroz: "Eletrônica". *Contribuíram com este material: José Câmara, com produção executiva e roteiro; Anderson Viegas, com coordenação. Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

ENDEREÇO
Rua Lote Villa Unicap
S/N - Centro,
Rio Formoso - PE
CEP 55.570-000
Top Rio FM © Copyright 2024
© 2024 Top Rio FM 90,5. Todos os direitos reservados