Assim como o corpo humano, esse tipo de transplante também exige cuidado.
Para que aconteça, é preciso utilizar uma grande estrutura e contar com uma força-tarefa para que o solo seja preparado para receber a árvore, que tem mais de 15 metros de altura.
Jardim Botânico de Sorocaba recebe transplante de árvores centenárias Antônio Ferreira/TV TEM O Jardim Botânico "Irmãos Villas-Bôas", em Sorocaba (SP), recebeu, nesta quarta-feira (4), o transplante de uma das duas Tamareiras, árvores centenárias originárias do oriente médio, que foram retiradas de uma área particular no Jardim Emília.
Mas, como é feito este "transplante" de árvores? Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp Assim como o corpo humano, esse tipo de transplante também exige cuidado.
Para que aconteça, é preciso utilizar uma grande estrutura e contar com uma força-tarefa para que o solo seja preparado para receber a árvore, que tem mais de 15 metros de altura.
Segundo a técnica ambiental Camila de Paula Álvares Rosa, as espécies são do tipo palmeira e importantes para Sorocaba.
Ela explica que todo o processo começou há cerca de 40 dias.
"São várias etapas que precisam ser realizadas para que ele tenha sucesso", explica.
Uma dessas etapas está o desmame da palmeira que, conforme a explicação de Camila, é quando a equipe cava em volta da árvore, cortando algumas raízes para que ela comece a se adaptar à mudança e resistir ao estresse.
Em seguida, ela é retirada e colocada no novo local.
"Tem que ser feito tudo com muito cuidado, muita atenção.
É um momento histórico para o nosso Jardim Botânico, ver de perto e poder acompanhar o trabalho é algo realmente muito gratificante".
Compensação ambiental Compensação ambiental é lei desde 2014 em Sorocaba Antônio Ferreira/TV TEM Desde 2014, por conta de uma lei municipal, cada árvore que é retirada em Sorocaba, uma nova deve ser plantada ou replantada.
Isso se chama compensação ambiental.
O objetivo é garantir uma qualidade de vida melhor para todos, mas principalmente para o meio ambiente.
As duas árvores em questão estavam plantadas em um terreno que, em breve, será ocupado por uma construtora.
O segundo exemplar será transplantado nesta quinta-feira (5).
Conforme Camila, o responsável pelo empreendimento contatou a secretaria do Meio Ambiente e, após uma avaliação dos técnicos, o transplante foi indicado.
"A gente vai dar uma sobrevida para essas plantas.
A equipe do Jardim Botânico escolheu uma área de destaque para que elas tenham uma sobrevida [...] Nesse caso do transplante, a gente tá evitando o corte dessas plantas.
Embora sejam espécies exóticas, elas têm uma relevância.
Observando, a gente vê que existem outras plantas associadas, existem abelhas nativas convivendo ali junto com elas, então nós estamos dando essa sobrevida", completa. O transplante feito nesta quarta-feira também vai ficar na memória do professor de biologia Paulo Roberto de Oliveira, de 66 anos.
"É interessante a gente participar do transplante de uma árvore.
Normalmente você planta com sementes, você vai lá e coloca uma arvorezinha menor, mas essa é grande e tem mais de 100 anos.
Então é uma emoção muito grande", diz.
Jardim Botânico de Sorocaba recebe transplante de árvores centenárias Antônio Ferreira/TV TEM Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM