A mata atingida pelas chamas é de vegetação natural, incluindo uma Área de Preservação Permanente (APP) no Parque Estadual Itapetinga, que foi fechado nesta semana justamente por conta do risco de incêndios.
Imagens aéreas mostram destruição causada por queimada em Bom Jesus dos Perdões.
Vídeo: Eduardo Marcondes/TV Vanguarda Imagens aéreas mostram a destruição causada por uma queimada que atinge uma área de mata dentro do Parque Estadual Itapetinga, que é uma Unidade de Conservação (UC) em Bom Jesus dos Perdões - veja vídeo acima. O incêndio começou na última terça-feira (3) e já ultrapassa 24 horas de combate, com equipes dos bombeiros, brigadistas, voluntários e outros agentes, somando mais de 30 pessoas trabalhando para tentar controlar o fogo.
Na tarde desta quarta-feira (4), o helicóptero Águia da Polícia Militar foi chamado e despejou centenas de litros de água para tentar resfriar algumas áreas sem acesso por terra. A Fundação Florestal estima uma destruição de aproximadamente 100 hectares, equivalente a 140 campos de futebol.
O local é próximo a pontos turísticos de Bom Jesus dos Perdões, como a Cachoeira do Barrocão e a Pedra do Coração. Do alto, dá pra ter a dimensão do tamanho do estrago.
As áreas verdes foram rapidamente consumidas pelas chamas (veja no vídeo no topo da reportagem). Imagens aéreas mostram destruição causada por queimada em Bom Jesus dos Perdões Eduardo Marcondes/TV Vanguarda Nesta quarta, o caminhão-pipa e as caminhonetes com tanques de água conseguiam ir só até alguns pontos.
A partir do limite, os brigadistas seguiam a pé com a água. Com o fogo espalhado na proporção que está, o trabalho de combate fica difícil.
Em determinados momentos, os brigadistas não conseguiram avançar em direção ao fogo.
Por isso, as equipes voltaram para a estrada e buscaram novos acessos para chegar até a queimada. Até a última atualização desta reportagem, o fogo continuava sendo combatido por bombeiros, brigadistas e voluntários.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina