Levantamento feito pelo g1 mostra que foram pouco mais de 6,7 mil candidaturas neste ano.
Nas últimas eleições municipais haviam sido registrados 8,3 mil candidatos.
Número de candidaturas em 2024 é o menor dos últimos 16 anos no Vale do Paraíba e região Reprodução/TRE-RN O número de pessoas que vão disputar uma vaga na política das 46 cidades do Vale do Paraíba e região bragantina no próximo dia 6 de outubro está menor.
É o que apontam os dados do Tribunal Superior Eleitoral, que mostrou que a região tem o menor número de candidaturas nos últimos 16 anos. Segundo o levantamento feito pelo g1, com base nos dados do TSE, são pelo menos 6.741 candidatos que disputam os cargos de prefeito, vice e vereador nas eleições municipais deste ano.
O número foi atualizado pela última vez nesta quarta-feira (4). Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp O número de candidaturas no pleito deste ano representa uma queda de 19,2% na comparação com as últimas eleições municipais, realizadas em 2020, ainda durante a pandemia da Covid-19. Na ocasião, de acordo com o TSE, foram 8.341 pessoas que resolveram se candidatar aos três cargos em disputa no pleito municipal em toda a região. A última vez que a região teve um número menor do que as 6,7 mil candidaturas deste ano foi no pleito de 2008.
À época foram 5.297 candidaturas em 43 das 46 cidades. O número menor de cidades é devido ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral não mostrar as candidaturas em Aparecida, Potim e Roseira.
O g1 acionou o Tribunal Regional Eleitoral de SP, mas segue aguardando retorno. De 2008 para cá, o número de candidaturas só subiu na região: passou para 7.286 em 2012 e 7.650 em 2016.
Quatro anos depois, em 2020, 8.341 candidaturas foram registradas no sistema do TSE. Detalhadamente, o número separado de candidaturas por cargos (prefeito, vice-prefeito e vereador) também acompanha o total registrado na região.
Em 2020, pelo menos 7.869 pessoas se candidataram ao cargo de vereador.
Neste ano, o número caiu para 6.398, representando uma queda de 18,7%. O número de candidatos a prefeito teve uma queda ainda maior na comparação com a disputa eleitoral de 2020: -26,5%.
Isso porque, segundo os dados do TSE, foram 234 candidaturas em 2020 contra 172 neste ano. A queda, contudo, tem uma explicação: segundo o cientista político José Maurício Rego a mudança nas regras impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral fez com que esse número fosse menor. “Para 2024, o Tribunal Superior Eleitoral mudou a lei de lançamento de candidaturas.
Ela diz que cada partido ou coligação pode lançar no máximo o número de vagas, de cadeiras que tem na Câmara Municipal, mais um.
Por exemplo: existem municípios que são muito pequenos, que têm nove vagas.
Então cada partido pode lançar até 10 candidatos para concorrer a eleição”, explicou o especialista. “Virava, na verdade, um mar de candidaturas de pessoas que fluíam do nada, que apareciam do nada.
Agora se, por exemplo, a Câmara tiver 20 cadeiras, ele pode lançar só 21 candidaturas, o que vai facilitar, em tese, pelo menos a escolha por parte dos eleitores em relação a esses candidatos”, completou. LEIA TAMBÉM: Por que o Brasil tem a eleição municipal com o menor número de candidatos em 16 anos Quem eu escolho? Saiba o nome e o número dos candidatos a prefeito e vereador em todas as cidades do país Justiça Eleitoral faz alertas sobre golpes com e-mails falsos com convocação de mesários para as eleições Cidades Ainda de acordo com o levantamento feito pela reportagem, das 46 cidades que compõem a região, 34 tiveram queda no número de candidaturas em relação às eleições de 2020. Outras 11 cidades tiveram aumento no número de candidatos neste ano, considerando a soma de candidaturas a prefeito, vice e vereador.
Somente uma cidade -- Arapeí -- repetiu o mesmo número total. Município com o maior número de eleitores na região, São José dos Campos foi uma das cidades que teve diminuição no número de candidatos.
Isso porque, em 2020, eram 621 candidaturas na cidade, sendo 11 para prefeito, 11 para vice e 599 para vereador. Entenda por que a maioria dos partidos reduziu o número de candidatos em 2024 Neste ano, São José dos Campos registrou um total de 6 candidaturas a prefeito, 6 a vice e outras 363 para o cargo de vereador.
O total representou uma baixa de 39,6% na cidade. Já em Taubaté, a queda foi semelhante: 39,3%.
Isso porque, neste ano, foram 312 candidaturas registradas contra 514 nas últimas eleições. Em 2020, a segunda cidade mais populosa da região havia registrado 10 candidatos a prefeito, 10 a vice e 494 candidatos a vereador.
Neste ano são 6 para prefeito, 6 para vice-prefeito e 300 para vereador. Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina