O candidato foi entrevistado nesta quinta-feira (22), no Bom dia Mirante.
Magão disse também que pretende investir na construção de creches na cidade, caso seja eleito.
Magão critica lotação em salas de aula e promete investir em reciclagem de lixo em São José de Ribamar Reprodução/TV Mirante O Bom dia Mirante recebeu, nesta quinta-feira (22), o candidato pela Federação Rede/Psol à Prefeitura de São José de Ribamar, Magão, que exerceu por dois mandatos o cargo de vereador da cidade.
A programação faz parte da série de entrevistas com os candidatos às prefeituras da região da Grande São Luís. Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp Na entrevista, liderada pelos apresentadores Clóvis Cabalau, Vanessa Fonseca e Carla Lima, Magão falou de assuntos referentes à educação, reciclagem e cultura. Magão também falou sobre a relação da federação Rede/Psol, se há algum embate entre os partidos e disse que o Psol, partido em que é filiado, é o dominante da aliança. “Nós temos esse domínio político em relação a essa federação.
O que manda na verdade é a candidatura do Psol”, disse o candidato. Magão, candidato a prefeito de São José de Ribamar, é entrevistado no Bom Dia Mirante Trabalhos na Câmara Magão também falou sobre os trabalhos realizados na Câmara dos Vereadores de São José de Ribamar, enquanto vereador, e avaliou o cenário atual das escolas do município como fruto dos seus trabalhos como parlamentar. “Na verdade, como vereador, nós tivemos uma dinâmica muito grande política em nosso município.
Ribamar, naquele momento em que éramos vereadores, estava numa evolução territorial, onde trabalhamos dentro das áreas filantrópicas do município.
Trabalhamos na Kiola, Tropical, Flamengo, Vila Roseana, Roseana II, fizemos um trabalho muito importante no saneamento básico no sistema de água, luz, escolas comunitárias.
A realidade (das escolas) pertence ao quadro do município graças ao nosso trabalho como representante do povo quando nós estávamos como vereador”. Educação Se eleito, Magão afirmou que pretende construir mais escolas para atender a demandas de alunos no município que, segundo ele, a dificuldade para os professores em atender a essa demanda é muito grande. “Educação no nosso município nós temos que ter algumas questões de melhorias.
Nós temos uma situação na questão da educação que é a lotação das classes de aula, onde as escolas têm 40 alunos por sala de aula, a dificuldade é muito grande.
Como um professor vai dar educação para 40 alunos? Nós temos que construir mais escolas, para que nós possamos diminuir essa quantidade de alunos na sala de aula, para que o professor tenha condição de dar o aprendizado que o aluno necessita”. Escola em tempo integral “É preciso tempo integral nessa cidade, sabemos da importância no tempo integral porque o aluno chega às 7h para sair às 17h.
Então, nós temos que fazer mais escolas porque, no momento que tá hoje, não é possível o tempo integral porque o espaço físico não cabe a quantidade de alunos para o tempo integral porque as escolas têm aula de manhã e tarde.
De que maneira vai se fazer o tempo integral?”.
Planejamento de recursos para gerir as propostas de creches “O recurso existe.
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) manda recurso e tem condição de que se aplique à escola, devidamente, o dinheiro da educação para que se faça construir mais escolas.
Temos que fazer as creches para o ensino infantil que não existem em São José de Ribamar.
Tem inúmeras placas, mas até agora não houve andamento.
Nós vamos fazer esse trabalho porque nós precisamos disso”. Emprego e renda “Hoje, no município de Ribamar, nós temos 43 mil pessoas que vivem com uma renda mínima, uma renda de menos de um salário, meio salário, e temos 20 e poucas mil pessoas ganhando um salário mínimo.
Então, isso demonstra que os administradores passados não tiveram essa preocupação social em fazer com que, realmente, a economia do município viesse andar.
Nosso projeto que temos para Ribamar é colocar toda economia no nosso município. Nós temos um projeto de colocar R$10 milhões por mês no município para incrementar a receita do município.
De que maneira? Por exemplo, a iluminação pública do município, faz seu contrato com uma empresa de fora, essa empresa pega esse dinheiro e joga o outro estado, às vezes nem no estado do maranhão, nem em São José de Ribamar, esse recurso vai todo embora.
Aí que a economia não anda no município, o comércio sofre com isso.
Então, nós precisamos fazer isso”. Reciclagem “Nós temos uma proposta de reciclagem junto com uma empresa que quer vir com uma usina de reciclagem de lixo para o nosso município, onde vai gerar diretamente mil empregos.
É uma forma de fazer com que a economia ande porque Ribamar, infelizmente, não anda.
Você vai a Ribamar é a mesma história que pessoas que moram em Ribamar passam 20 anos fora e quando volta tá na mesma situação.
É vergonhoso dizer que tem administrador nessa cidade que não faz nada”. Turismo “O turismo na cidade é lamentável.
Uma cidade como Ribamar, balneária que todos querem conhecer, cidade tem nome, tradicional.
Nós temos uma proposta de incrementar o turismo nessa cidade.
Como? Temos uma pesca que é muito importante,então vamos fazer turismo pesqueiro, onde a gente pode colocar uma atividade, incrementar os parques para que a gente possa trazer o turista pra fazer esse trabalho de turismo.
Nós temos a cultura social de nosso município, botar todos os finais de semana as entidades culturais da cidade no santuário onde a gente pode fazer apresentações de bumba boi, danças folclóricas, tambor de crioula.
Vamos buscar parceria para incrementar um restaurante para que realmente possa receber o turismo nessa cidade”. Prevenção de saúde “Nós sabemos que a saúde é uma base que a gente possa ter dias melhores, mas o nosso pensamento em termos de saúde é trabalhar, na verdade, com a prevenção.
Hoje, a gente vê o investimento em prédios, para recepcionar o doente, mas nós não queremos que o povo adoeça, nós queremos a prevenção”.