A ação faz parte de um esforço maior para conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção ao suicídio.
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, deu início à campanha Setembro Amarelo com uma blitz educativa em frente à sua sede, na avenida São Bartolomeu de Gusmão, Aeroporto Velho, em Santarém, oeste do Pará.
Gleilson Nascimento/g1 Nesta sexta-feira (6) o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, do Governo do Estado, deu início à campanha Setembro Amarelo com uma blitz educativa em frente à sua sede, na avenida Bartolomeu de Gusmão, Aeroporto Velho, em Santarém, oeste do Pará.
Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp A ação faz parte de um esforço maior para conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção ao suicídio, uma causa que, segundo a coordenadora da campanha e terapeuta ocupacional, Eliinger Almeida, não deve se limitar a apenas um mês do ano. "Estamos iniciando hoje com essa blitz aqui na frente do CAPS para conscientizar a comunidade, a população, sobre a importância de prevenção ao suicídio.
O mês de setembro é o marco dessa campanha, mas a gente faz isso o ano inteiro.
Saúde mental é de janeiro a janeiro.
Todo dia é dia de falar de saúde mental," destacou Eliinger. Durante a blitz, foram distribuídos vasinhos de cactos aos motoristas que passavam pelo local, simbolizando o cuidado e a preservação da vida.
"Nós entregamos uns vasinhos de cacto para eles cuidarem, cultivando a vida desse cacto como se fosse a vida deles," explicou Eliinger. Além disso, foram oferecidas "pílulas da felicidade" que são pequenas cápsulas contendo mensagens de conforto e autoconfiança, juntamente com panfletos informativos sobre como prevenir o suicídio e onde buscar ajuda. A terapeuta ocupacional lembrou a relevância do tema, especialmente entre adolescentes e jovens adultos, grupos nos quais o índice de ideias suicidas tem sido alarmante.
"A gente tem atendido muitos adolescentes e jovens que vêm com ideias de suicídio.
É importante conscientizar as pessoas que têm prevenção, que têm onde buscar ajuda.
Que tem um tratamento que precisa ser cuidado." A campanha de Setembro Amarelo busca romper o silêncio em torno do suicídio, incentivando a população a procurar ajuda e a falar sobre suas dificuldades emocionais.
As atividades do CAPS II continuarão ao longo do mês, com o objetivo de engajar mais pessoas na causa e promover um ambiente de apoio e compreensão em torno da saúde mental. A ação em Santarém faz parte de uma série de iniciativas em todo o Brasil que visam reduzir os índices de suicídio, lembrando a todos que a prevenção é possível e que ninguém está sozinho. VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região