Embora essas habilidades estejam atreladas à personalidade e às experiências de vida, é possível fortalecê-las para se destacar no mercado.
Além das suas habilidades técnicas, você também busca desenvolver suas competências socioemocionais? Chamadas de soft skills, elas vêm sendo cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho, o que significa que um profissional com habilidades comportamentais bem desenvolvidas tem mais chances de se destacar em processos seletivos e crescer na carreira.
Afinal, o que são soft skills? As soft skills são as habilidades comportamentais que refletem na maneira como a pessoa reage às suas próprias emoções e na forma que ela se relaciona com outras pessoas.
Alguns exemplos de soft skills incluem: Comunicação assertiva Criatividade Empatia Flexibilidade Liderança Proatividade Trabalho em equipe Embora elas estejam diretamente ligadas à personalidade e às vivências de cada pessoa ao longo da vida, é perfeitamente possível usar estratégias para desenvolvê-las.
Até algum tempo atrás, eram as hard skills (habilidades técnicas como fluência em um idioma estrangeiro ou o domínio de um software específico) que mais importavam nos processos seletivos e determinavam o sucesso de um profissional.
Elas continuam sendo essenciais para a carreira, é claro, mas o fato é que a valorização das soft skills cresce cada vez mais.
8 habilidades procuradas pelo mercado Dentre as inúmeras soft skills existentes, há algumas que são indispensáveis no mercado de trabalho.
Conheça abaixo essas 8 principais habilidades comportamentais de acordo com os portais de vagas Catho e Indeed e o Fórum Econômico Mundial: Pensamento estratégico: tem a ver com pensar de forma abrangente e a longo prazo para antecipar cenários futuros Resolução de problemas: envolve analisar de forma cuidadosa as causas de um problema e inovar para resolvê-lo.
Com essa soft skill bem desenvolvida também é possível identificar processos ineficientes e aplicar melhorias nos fluxos de trabalho Pensamento crítico: pode ser definido como o oposto do “piloto automático”, envolvendo análises detalhadas na hora de entender as causas de uma situação.
O pensamento crítico geralmente está associado a outra soft skill que é a proatividade, já que as pessoas com essa habilidade são mais propensas a agir Criatividade: embora seja comumente associada a áreas como publicidade e gestão de projetos, a verdade é que a criatividade é essencial em qualquer carreira, ajudando a propor soluções inovadoras para os desafios do mercado Liderança: muito além de um cargo, a liderança reúne várias competências socioemocionais, principalmente a capacidade de motivar e inspirar as outras pessoas Resiliência: em vez de colocar a culpa nos outros, desistir ou se desesperar frente às adversidades, as pessoas resilientes conseguem manter a calma e o foco mesmo nos momentos mais desafiadores, o que as ajuda a lidar de forma mais positiva às mudanças Inteligência emocional: diz respeito a compreender e lidar melhor com as próprias emoções e com os sentimentos das outras pessoas.
No mercado de trabalho, contar com essa soft skill contribui para o bem-estar individual e coletivo Persuasão e Negociação: enquanto a primeira habilidade tem como objetivo garantir que dois lados cheguem a um acordo sobre determinada questão, a segunda contribui para que a outra pessoa concorde com os pontos apresentados por você.
Nesse caso, as competências funcionam em conjunto Saiba como desenvolver suas soft skills de forma prática Algumas soft skills fazem parte da sua própria personalidade: talvez você seja uma pessoa naturalmente empática ou tenha espírito de liderança.
Justamente por isso, o primeiro passo para desenvolver as habilidades socioemocionais tem a ver com trabalhar o autoconhecimento, afinal, dessa forma é possível reconhecer seus pontos fortes e se esforçar para desenvolver aquelas soft skills que ainda não fazem parte da rotina.
Confira abaixo algumas estratégias para fortalecer as soft skills, principalmente aquelas mais demandadas pelo mercado: Busque o aprendizado contínuo, seja através de livros, palestras, workshops ou cursos livres Sempre que possível, converse com pessoas de diferentes realidades e que pensam de forma contrária Aumente sua bagagem cultural ao assistir mais filmes, visitar museus com mais frequência e ouvir músicas novas Saia da sua zona de conforto e aceite desafios Faça mentoria com colegas de trabalho ou profissionais que admira Amplie sua rede de contatos para que ela inclua não apenas profissionais da mesma área, mas também de segmentos opostos ao seu Desenvolva a escrita Ao cursar uma graduação ou pós-graduação na Univel, tanto as hard skills quanto as soft skills são desenvolvidas, afinal, a metodologia inovadora da instituição ajuda a preparar os alunos de acordo com as competências técnicas mais modernas, além de contribuir para uma formação humanizada e transformadora.
Faça sua inscrição no vestibular para descobrir o que significa ‘Viver Univel’ e torne-se um profissional de sucesso.