Notícias

Dunas do Jalapão: um dos principais pontos turísticos do Tocantins fica 'sem previsão de reabertura' após incêndios

Postado em 06 de Setembro de 2024


Visitantes são impedidos de acessar atrativo e órgão ambiental analisa denúncias de incêndio criminoso.

Não há previsão de reabertura.

Visitantes são impedidos de entrar em Dunas do Parque do Jalapão por causa do incêndio florestal na região Ana Paula Rehbein/TV Anhanguera O atrativo das Dunas do Parque Estadual do Jalapão ficará fechado por tempo indeterminado por conta dos incêndios florestais que atingem a região.

Visitantes estão sendo impedidos de acessar o local, que é um dos principais pontos turísticos do Tocantins. "Vim de longe, vim do Rio de Janeiro, mas infelizmente dessa vez a gente não vai conseguir conhecer as Dunas que a gente tanto queria" , lamenta a nutricionista Thauana Senna. A medida teve início na quarta-feira (4) e visa garantir a segurança dos visitantes durante o combate ao fogo.

A queimada na vegetação da Serra do Espírito Santo foi o motivo principal para a suspensão de visitas nas Dunas, conforme o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) - órgão ambiental responsável pelo atrativo.

Não há previsão de reabertura. Uma força-tarefa foi mobilizada para intensificar o combate às chamas.

A Lagoa da Serra, em Rio da Conceição, também sofre com as queimadas e turistas tiveram que sair de lá às pressas.

O local fica dentro do complexo das Serras Gerais e é considerado um portal para o Jalapão. Veja antes e depois da Lagoa da Serra após o incêndio. Uma equipe de fiscalização tem levantado informações, por meio de denúncias recebidas, para determinar a causa do incêndio.

Segundo o Naturatins, caso seja identificada a hipótese de ato criminoso, o incidente será encaminhado às autoridades competentes para as devidas providências. O Jalapão atrai pessoas de todos os lugares do mundo.

Em julho deste ano, cerca de 8,5 mil pessoas visitaram as Dunas do Jalapão, sendo que 97% foram brasileiros e 3% estrangeiros.

Além das Dunas, a região também conta com outros pontos turísticos como os fervedouros, Cachoeira do Formiga, Pedra Furada, Serra da Catedral e Árvore dos Desejos. Dunas do Jalapão Ascom Adetuc/Governo do Tocantins LEIA MAIS Dunas do Jalapão são fechadas para visitação após incêndios florestais na região VÍDEO: Famoso ponto turístico do Tocantins é atingido por incêndio e visitantes precisam sair às pressas Mais da metade dos estados no país enfrenta o pior período de seca em 44 anos, diz Cemaden Pior seca e mais focos de incêndios Tocantins está entre os 16 estados que enfrentam, neste ano, a pior estiagem no período de maio a agosto desde 1980.

As informações são do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais, que é ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Vários incêndios de grandes proporções vêm sendo registrados no estado entre o fim de agosto e início de setembro.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os números de focos de queimadas em agosto no Tocantins mais que dobraram em relação ao ano passado.

De janeiro até dia 4 de setembro o Tocantins somou 9.684 focos de queimada em todo estado. Além do fogo, o estado também sofre com a seca de lagos na Ilha do Bananal.

Por causa do período de estiagem, peixes estão morrendo e uma força-tarefa foi feita para resgatar os peixes que ainda não morreram.

A maioria é pirarucu e por causa da falta de água adequada, agonizavam em poças tentando sobreviver. Lamaçal abrigava peixes que resistiam ao calor Ana Paula Rehbein/TV Anhanguera Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

ENDEREÇO
Rua Lote Villa Unicap
S/N - Centro,
Rio Formoso - PE
CEP 55.570-000
Top Rio FM © Copyright 2025
© 2025 Top Rio FM 90,5. Todos os direitos reservados