Evento inaugural marca o lançamento do programa Yellow Zone, na Vila da Barca e no Jurunas Festival Yellow Zone
Hugo Chaves
A Grande Belém está sendo palco até o dia 15 de setembro, do Festival Yellow Zone, um evento que dá início ao Programa Institucional Yellow Zone, promovido pela Coalizão COP das Baixadas.
A iniciativa visa descentralizar o debate climático, levando discussões as comunidades periféricas por meio de ações culturais, criando um legado sustentável. O Festival Yellow Zone inaugurará duas novas zonas culturais e seus respectivos Centros de Informações Turísticas e Comunitárias (CITC): na Vila da Barca e no Jurunas.
Além disso, diversas atividades serão realizadas em diferentes áreas periféricas da região metropolitana, promovendo a mobilização e o engajamento local. Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp Descentralização Climática e Legado Sustentável Inspirada nas Conferências das Partes das Nações Unidas sobre Clima (COPs), que possuem as zonas "blue" e "green", a Yellow Zone surge como uma nova abordagem para envolver comunidades menos privilegiadas em debates climáticos através da cultura.
A proposta, originada do "Territórios das Baixadas", visa valorizar o potencial cultural e econômico das periferias e atrair investimentos para atender às suas necessidades. O programa tem como objetivo expandir o conceito da Yellow Zone para futuras conferências, criando zonas descentralizadas em diferentes cidades-sede das COPs.
Além de promover o debate climático, o programa busca deixar um legado duradouro nas comunidades locais por meio de capacitações, formação profissional e o desenvolvimento de infraestruturas como os CITCs, que incentivam o turismo social e a valorização da cultura local. Festival Yellow Zone Divulgação Programação Cultural e Inaugurações A primeira Yellow Zone foi inaugurada nesta quinta-feira (5), na Vila da Barca, em celebração ao Dia da Amazônia, onde houve exibição de um documentário sobre a comunidade, oficinas e um roteiro social com lideranças locais.
A celebração ainda contou com apresentações de DJs e artistas locais, como DJ Pica Pau, MC WR, Pisada Cabôca e Moraes MV. No Jurunas, o festival começou no dia 31 de agosto com o 2º Encontro Literário do Jurunas, onde aconteceu mostras de cinema, oficinas de roteiro audiovisual, poesia, música e debates sobre conectividade e segurança alimentar.
O evento culminou com o lançamento do observatório das baixadas e a inauguração do CITC do Jurunas, com atrações culturais da banda Açaí com Pimenta. Um Festival para o Futuro Segundo a organização, o Festival terá uma periodicidade regular, garantindo a continuidade das ações e o engajamento das comunidades.
Cada edição será tematizada em torno de datas comemorativas e questões relevantes, como o Dia da Amazônia e o Dia da Consciência Negra, reforçando a importância da participação popular e o protagonismo no debate climático. Para Gisele Mendes, Presidente da Comissão Solidária da Vila da Barca, “A importância é toda de aprendizado, desenvolvimento humano, comunitário e construção coletiva.
A Yellow Zone possibilita conexões e compreensão sobre o legado necessário para potencializar o território, promovendo a voz e acolhimento ancestral das comunidades." Programação Festival Yellow Zone Divulgação 02 à 06 de Setembro @telas_emmovimento apresenta: Oficinas da 6ª edição Telas em Movimento Pretamulando com Taslim @eutaslim “poesia, música e performance” 14h às 18h Local: Gueto Hub, Tv.
Quintino Bocaiúva 3729 03 à 06 de Setembro Oficina de Roteiro Audiovisual com Lorena Montenegro – Técnicas para roteiro, ficção e outras formas. 09h às 13h Local – Usina da Paz Jurunas /Condor, Passagem Motorizada, 5, Condor Dia 6 de Setembro Criptoencontro #2 - Conectividade Significativa e acesso à informação: A educação midiática VS.
Fake News por @nacuiaprodutora 10h às 12h Local: Gueto Hub - Tv.
Quintino Bocaiúva 3729 Dia 7 de Setembro Na Cuia, Gueto Hub e Maré Cheia apresentam: Incidência de artivismo no Grito dos Excluídes - Lambe em Ação contra a desinformação Concentração 8h / Saída 9h Local: Boulevard da Gastronomia: Blvd.
Castilhos França - Campina, Belém - PA, 66010-080 Dia 7 de Setembro Premiere 6º Festival Telas em Movimento | Programação de atividades da RCOY Dia 7 a 14 de Setembro CEDENPA e Preta Hub apresentam: Imersão Afrolab – Novas Vozes, Novas Economias Local: Sede do CEDENPA Passagem: Paulo VI, 244 - Cremação, Belém - PA, 66045-040 Dia 9 de Setembro Roda de conversa: estratégias de mobilização e conexão entre periferias.
@guetohub + @perifaconnection às 18h Local: Gueto Hub - Tv.
Quintino Bocaiúva 3729 Dia 10 de Setembro Palmares Laboratório-Ação apresenta: Fundo Jovem Climático Brasileiro (Workshop de construção colaborativa do fundo) 9h às 16h Gueto Hub, Tv.
Quintino Bocaiúva 3729 Dias 11, 12 e 13 de Setembro Cine Paredão e Gueto Hub apresentam: Oficinas de estêncil e artes digital com Igor Oli @igo.oli e CG 14h às 18h Local: Gueto Hub, Tv.
Quintino Bocaiúva 3729 Dia 13 de Setembro Lançamento do Observatório das Baixadas e Inauguração do Centro de Informações Turísticas e Comunitárias - Yellow Zone Jurunas 19h Local: Gueto Hub - Tv.
Quintino Bocaiúva 3729 Dia 14 de Setembro Na Cuia e É Nois apresentam: Redação Aberta: Narrativas que transformam: como contar histórias sobre segurança alimentar e mudanças climáticas? 15h Local: Gueto Hub - Tv.
Quintino Bocaiúva 3729 Dia 15 de Setembro Encerramento do festival (programação cultural) das 17h às 22h Local: Casa Ecoamazônia, Rua do Tamoios, 624 VÍDEOS com as principais notícias do Pará Confira outras notícias do estado no g1 Pará.