Onda de calor eleva as temperaturas desde quinta-feira (15) e a previsão é chegar aos 37ºC nesta sexta-feira (23).
Mangueira e ventilador na barraca também ajudam a amenizar situação.
Piscina foi improvisada em caminhonete no camping da Festa do Peão 2024 para evitar o calorão Ricardo Nasi/g1 Com um calor escaldante que deve alcançar os 37ºC na sexta-feira (23) e sensação de quem entrou em uma airfryer de tão quente que os dias estão, o jeito é o público do camping da Festa do Peão de Barretos (SP) usar a criatividade para se refrescar.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp São milhares de pessoas acampadas na área reservada do Parque do Peão, segundo a organização da festa.
Para atacar o calor vale de tudo: banho de gelo, piscina na caçamba da caminhonete, chuveirão, banho de mangueira, açaí e ventilador na barraca.
Os mais privilegiados podem ter a mordomia do ar-condicionado instalado nos trailers e nos motorhome estacionados. Com umidade do ar que pode chegar a 8% em períodos mais críticos, a cidade está em uma zona de alerta vermelho para a onda de calor emitida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O fenômeno tem deixado as temperaturas até cinco graus mais altas que o normal. Mardone Henrique Machado aposta nos ventiladores e bebida gelada contra o calor Ricardo Nasi/g1 A temperatura só deve cair com a chegada de uma frente fria no próximo domingo (25), último dia da festa, então os fãs da Festa do Peão vão ter que se contentar é com o calorão mesmo. Mardone Henrique Machado, de 30 anos, está pela primeira vez no camping e não esperava pegar temperaturas tão altas.
"A gente trouxe ventilador, está tomando banho de mangueira, banho de gelo e muita cerveja gelada e água também.
Protetor também, se não fica complicado", diz.
LEIA TAMBÉM: Rolê aleatório: Felipe e Rodrigo fazem farra no meio do povo em camping de Barretos com bebida na galera e malabristas com fogo Chapéus diferentões chegam a custar R$ 3 mil na feira da Festa do Peão de Barretos, SP Shows de camarote, rancho com amigos e feat em DVD: os dias de folga de Ana Castela em Barretos Para refrescar vale de tudo Frequentador do camping da festa há 13 anos, Marcelo Coelho sabe que o calor em Barretos é exagerado, mas dá para evitar o derretimento com planejamento.
"Durante o dia a gente vê que o pessoal que vem para acampar se vira como pode.
Então traz as duchas improvisadas, a gente procura instalar o acampamento perto das pias, onde tem acesso à água”, diz. Banho de gelo foi uma das estratégias contra o calorão na Festa do Peão em Barretos Ricardo Nasi/g1 Marcelo também trouxe um ar-condicionado para o trailer, o que se tornou uma marca no camping esse ano.
Já Júlio César Martins, que curte a festa pela terceira vez, improvisou uma piscina com uma lona na caçamba da caminhonete.
Quem teve a ideia foi a namorada.
"Essa é nossa hidromassagem para dar uma relaxada", diz.
Ele garante que a prática não afeta o veículo. A mineira Laís Azevedo Silva, de 31 anos, é carta marcada na festa há 16 anos e traz os filhos desde que nasceram.
Eles chegaram ao camping na quinta-feira (15) e só pretendem ir embora quando a festa terminar no domingo (25).
Crianças tomam banho de mangueira no camping da Festa do Peão de Barretos 2024 Ricardo Nasi/g1 O clima seco, que lembra deserto, piora a sensação térmica em Barretos.
Durante edições anteriores, era comum a temperatura cair à noite, mas isso não aconteceu neste ano. A mudança foi percebida por Laís, que preparou a mala da família para o calor do dia e o frio da noite.
Até o momento, ela não precisou tirar os agasalhos da mala.
"Está mais quente do que o normal, a gente até teve notícias, antes de vir que, estava muito frio.
A gente veio até preparado para frio, mas frio zero e muito calor.
Nem a noite precisa de blusa de frio".
Conheça cinco pontos turísticos no Parque do Peão: Conheça cinco pontos para fazer tour cultural pelo Parque do Peão de Barretos, SP Leia mais notícias da Festa do Peão de Barretos 2024 Vídeos: Tudo sobre a Festa do Peão de Barretos 2024