Chamas que assolam a área desde o último fim de semana levaram Prefeitura de Valinhos (SP) a decretar situação de emergência.
Voluntário conta sobre combate ao incêndio na Serra dos Cocais em Valinhos Afastado após inalar fumaça, Bryan Gouveia, voluntário no combate aos incêndios florestais na Serra dos Cocais, em Valinhos (SP), guarda na memória um “cenário de destruição”.
As chamas que assolam a área desde o último fim de semana levaram a prefeitura a decretar situação de emergência. “A gente estava lá combatendo o incêndio, estava no furacão.
E me lembro de olhar assim e cada passo era um bicho morto, era cachorro-do-mato, era passarinho.
É uma cena de destruição, é muito triste", relatou o voluntário. Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp Gouveia passou seis dias ajudando no combate aos incêndios, mas precisou interromper o trabalho na quinta-feira (5) para procurar atendimento médico por conta da fumaça.
Isso porque o voluntário possui histórico de problemas respiratórios e teve o pulmão afetado. Voluntário fala sobre combate ao incêndio na Serra dos Cocais “cada passo era um bicho morto” Bryan Gouveia/Arquivo pessoal 'Filme preto e branco' Ao g1, o morador contou que bombeiros voluntários foram os primeiros a chegar no local.
As chamas mobilizaram biólogos, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, além de proprietários de casas na região que se organizaram para proteger os imóveis e controlar o fogo. “Estive em alguns momentos muito próximo das chamas e a situação era desesperadora.
[...] Registrei imagens de eucaliptos inteiros em chamas.
Às margens da Estrada do Jequitibá o cenário era de completa devastação após a queimada, com muitos animais carbonizados, criando a sensação de estar em um filme preto e branco”, afirmou. Segundo Gouveia, pelo menos 300 hectares foram queimados, e a área das fazendas foi a mais afetada.
“Em casos de incêndios, como os que estamos presenciando esta semana, a situação rapidamente sai do controle e se espalha para outras propriedades sem tempo de reação”. Incêndio na região do Bairro Frutal, na Serra dos Cocais, em Valinhos (SP) Bryan Gouveia/Arquivo pessoal Polícia investiga O incêndio na Serra dos Cocais acontece próximo ao bairro rural Sítios Frutal.
Imagens feitas pela EPTV, afiliada da TV Globo, na quarta-feira (4), mostram uma extensa coluna de fogo por toda a mata. LEIA TAMBÉM: VÍDEO: incêndios atingem ao menos três áreas de mata e mobilizam Corpo de Bombeiros em Campinas Qualidade do ar piora em 4 horas e Campinas atinge categoria 'muito ruim' pela 1º vez em 2024 O fogo começou no final de semana e foi contido na segunda-feira (2).
No entanto, um dia depois, as chamas retornaram.
Segundo a prefeitura, soldados do Exército também devem auxiliar no combate.
A Polícia Civil vai investigar se o incêndio foi criminoso. Moradores tiveram que fazer barricadas para evitar que as chamas chegassem perto das residências.
Até a publicação, ninguém ficou ferido. "Está bem perto de casa, aqui venta muito, está muito quente e seco e o vento alastra o fogo.
Eu costumava abrir a janela do quarto e ver tudo verde, lindo, agora está um fogo e vai ficar tudo preto.
Aqui tinha muitos animais, é uma área de preservação, então a gente sofre, mas a natureza sofre mais", disse a moradora Jamile Souza. Fotos mostram destruição na Serra dos Cocais, em Valinhos (SP), após queimadas VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e região Veja mais notícias da região no g1 Campinas