Local foi adotado pela Irmandade de Misericórdia de Sorocaba (SP), em programa municipal de adoção de locais públicos pela iniciativa privada.
Praça dos Tropeiros é revitalizada em Sorocaba (SP) Divulgação A Praça dos Tropeiros, que fica na Avenida São Paulo, na zona leste de Sorocaba (SP), foi reinaugurada nesta sexta-feira (6), em comemoração ao seu aniversário de 70 anos.
O local recebeu revitalização no programa municipal "Adote uma Praça".
Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp A bodas de platina ocorre após adoção do local e realização de obras pagas pela Fundação Divina Misericórdia, que tem o padre Flávio Júnior como presidente.
Com a reforma da praça - que envolve cerca de 1.200 metros de espaço -, houve a realização da restauração do Monumento do Tropeiro, troca de todo o piso, colocação de postes venezianos, novos bancos, ´ponto de ônibus e táxi e novo paisagismo, ornado com árvores, arbustos, gramado e canteiros de flores. Praça dos Tropeiros, em Sorocaba (SP), foi revitalizada Manuel Garcia/Arquivo Pessoal O monumento foi doado à prefeitura pelo conde Francisco Matarazzo Júnior em 1954, em comemoração ao Terceiro Centenário de Sorocaba.
Uma cerimônia marcou a nova fase da praça.
O trabalho Trabalho de restauração de monumento foi feito por etapas em Sorocaba (SP) Anderson Ribeiro/Arquivo Pessoal Conforme o artista sacro e restaurador Anderson Ribeiro, após as análises e a escolha da abordagem de restauro, foi iniciada a primeira etapa, com a limpeza mecânica para retirar todas as camadas de sujeira.
“Tivemos muito trabalho aqui, pois ele tinha muitas camada de sujeira orgânica devido às árvores e o fato dele estar em uma avenida muito movimentada de veículos”, diz. Após esse processo, começou a fase de polimento nas peças de bronze.
“Aqui observam-se a leitura artística e a abordagem do autor, que deve ser respeitada integralmente.
Então fizemos o resgate da escultura e seus acabamentos, trazendo a beleza imprimida pelo autor, usando as técnicas de restauração, e após isso fazermos a proteção e conservação da obra”, acrescenta.
O projeto de revitalização é assinado pelo arquiteto Marcelo Sodré. O tropeiro, conforme a prefeitura, é como um soldado desconhecido, um anônimo, que representa todos aqueles personagens históricos que sucederam aos bandeirantes na história do Brasil.
Durante 150 anos eles fizeram a ligação de Sorocaba com o Brasil, transportando mercadorias nos lombos dos animais e semeando cidades.
Praça dos Tropeiros, em Sorocaba (SP), foi inaugurada em 1954 Projeto Memória/Jornal Cruzeiro do Sul Obelisco do Algodão E é na Praça dos Tropeiros que está também o Obelisco do Algodão.
É um escultura pequena que retrata e homenageia a época de ouro da indústria têxtil de Sorocaba, período em que a cidade foi apelidada de Manchester Paulista.
O monumento foi inaugurado em dezembro de 1972.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM