Notícias

Superlotado, maior hospital público do RN fecha três salas de cirurgia para abrigar pacientes

Postado em 22 de Agosto de 2024


Direção diz que mais de 40 pessoas foram transferidas do Hospital Walfredo Gurgel para outras unidades desde a segunda-feira (19).

Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, enfrenta superlotação Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi Três das sete salas de cirurgia do Hospital Walfredo Gurgel foram fechadas para abrigar pacientes internados.

A maior unidade de saúde pública do Rio Grande do Norte, localizada em Natal, está superlotada, segundo denunciou o Sindicato dos Servidores da Saúde.

A situação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública.

Ao todo, sete pacientes ocupam as salas, que deixaram de receber procedimentos cirúrgicos.

Nas salas de pós-operatório, há outros 14 pacientes à espera de um local adequado para internação.

Participe do canal do g1 RN no WhatsApp Segundo o sindicato, a situação foi provocada pela superlotação, que é um problema recorrente na unidade e voltou a se agravar desde o início da semana.

Ambulâncias chegam e saem com pacientes a todo momento no Pronto-Socorro Clóvis Sarinho. "São salas aptas para cirurgia, ou seja, isso causa um retardo para os pacientes que estão nos corredores aguardando um procedimento cirúrgico, além da sobrecarga e do adoecimento dos profissionais, porque aumenta a quantidade de pacientes, mas não aumenta o número de profissionais para atender", afirmou Rosália Fernandes, coordenadora do sindicato.

A cuidadora de idosos Silene Borges viajou de São José do Mipibu a Natal com o marido, que voltou ao hospital.

Ele se recupera das sequelas de um acidente de moto na praia de Barreta há um ano. Na noite de quarta-feira (21), a unidade chegou a ficar com 45 pacientes nos corredores no pronto-socorro, segundo o sindicato.

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou o problema e atribuiu o problema à alta demanda.

Em julho, o hospital registrou recorde de atendimentos, com mais de 6.400 pessoas recebidas no pronto-socorro.

Casos de AVC aumentaram quase 28% e os de ortopedia subiram mais de 10%. O número de acidentes com motociclistas também bateu recorde, chegando a 860 pacientes, um aumento de 13,6% em relação ao mês anterior. Em nota, a direção do hospital informou que segue trabalhando para desafogar a unidade.

Entre as providências a unidade informou que transferiu mais de 40 pacientes para outras unidades da rede estadual, a partir da disponibilidade em cada uma delas, entre a noite de segunda-feira (19) e esta quarta (21).

Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN

ENDEREÇO
Rua Lote Villa Unicap
S/N - Centro,
Rio Formoso - PE
CEP 55.570-000
Top Rio FM © Copyright 2024
© 2024 Top Rio FM 90,5. Todos os direitos reservados