Notícias

Com alta nos casos de Covid, prefeitura recomenda uso de máscaras em Bariri

Postado em 09 de Setembro de 2024


Cidade com pouco mais de 34 mil habitantes registrou 63 novos casos da doença apenas na primeira semana de setembro, superando o total contabilizado em agosto, que foi de 53 casos.

Aumento está relaciona à baixa vacinação.

Prefeitura informa que não há pacientes internados.

Prefeitura de Bariri (SP) recomendo volta do uso de máscaras contra Covid-19 Divulgação O número de casos de Covid-19 voltou a chamar a atenção em algumas cidades do centro-oeste paulista.

Em Bariri (SP), a crescente nos casos fez com que a prefeitura emitisse um alerta para a população recomendando a retomada do uso de máscaras. Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp A cidade com pouco mais de 34 mil habitantes já registrou 63 novos casos da doença apenas na primeira semana de setembro, superando o total contabilizado em agosto, que foi de 53 casos. Segundo a prefeitura, embora o aumento de casos seja notável, não há pacientes internados com a doença atualmente na cidade.

A vacinação e os testes para detecção da Covid-19 continuam disponíveis gratuitamente nas unidades de saúde. Conforme o boletim InfoGripe da Fiocruz, o estado de São Paulo está em destaque pelo aumento de casos, junto com Goiás.

Em Bauru (SP), já foram registrados 2.993 casos de Covid-19 e 17 óbitos em 2024.

Já em Marília (SP), foram 13 mortes e 1.229 casos até agosto. Alta nos casos = baixa vacinação Pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da USP dizem que o aumento de casos ocorre porque várias pessoas ainda não completaram o esquema de vacinação da Covid e muita gente do grupo prioritário não tomou a vacina atualizada. "A atual formulação é feita exclusivamente com uma das variantes mais importantes que ainda circulam no mundo.

Aqueles grupos que estão em maior risco precisam procurar imediatamente um posto de saúde e se vacinar o quanto antes.

Você protege a si mesmo e àqueles mais próximos de você", diz Luís Carlos de Souza Ferreira, pesquisador da USP. Levantamento da FIOCRUZ mostra alta dos casos graves de covid Fazem parte dos grupos que podem tomar esse reforço agora, segundo o Ministério da Saúde, idosos com 60 anos ou mais, pessoas com imunidade reduzida e com comorbidades, gestantes, entre outros.

A prioridade foi definida com base no risco: são essas as pessoas com mais chances de desenvolver formas graves da doença.

Perigo que diminui muito quando a vacinação está em dia.

As doses contra a Covid também estão no calendário regular de crianças, dos seis meses até quatro anos de idade.

O Ministério da Saúde informou que distribuiu, em 2024, 7,7 milhões de doses da vacina.

É pouco mais de 10% do total esperado de 70 milhões.

Segundo a pasta, o restante da compra será feito até o fim de setembro.

E, só depois, o governo vai definir se amplia a vacinação para outras faixas etárias. Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

ENDEREÇO
Rua Lote Villa Unicap
S/N - Centro,
Rio Formoso - PE
CEP 55.570-000
Top Rio FM © Copyright 2024
© 2024 Top Rio FM 90,5. Todos os direitos reservados