Evento contou com representantes de vários países.
Além da inclusão digital, foi discutida também a importância da cibersegurança na transformação digital.
Encontro do B20 aconteceu no hotel Jatiúca, em Maceió Yuri Melo/g1 Representantes do B20 Brasil (braço empresarial do G20) se reuniram nesta segunda-feira (9) em Maceió para discutir como a tecnologia pode ser usada para diminuir a desigualdade social, melhorar as políticas públicas e ser um catalizador de avanços sociais.
Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram Os temas discutidos nesta segunda-feira vão ser levados em forma de propostas e recomendações à cúpula do G20, que reúne 19 países da União Europeia e União Africana, no encontro marcado para novembro no Rio de Janeiro, onde líderes das maiores economias do planeta se encontram. Ao g1 AL, Fernando De Rizzo, chair da Força Tarefa da Transformação Digital do B20, destacou a importância desses encontros para mediar os interesses das nações mais pobres e tornar a tecnologia algo acessível para todos. "No B20 a gente tenta formar políticas públicas para colaborar com os governantes do G20.
Uma das recomendações é expandir a inclusão digital para as pessoas mais pobres, dentro de um mundo sustentável e inclusivo", disse.O G20 além da União Europeia e da União Africana, recém chegada ao bloco.
Já o B20 é a parte do grupo que busca soluções para o desenvolvimento social e econômico inclusivo. Fernando De Rizzo é CEO da Tupy e chair do B20 Vivi Leão/g1 Deputy Chair da Força Tarefa de Transformação Digital do B20, Daniel Moraes ressaltou a importância de capacitar as pessoas para que usem a tecnologia e a incorporem no meio produtivo e de desenvolvimento.
"A gente olha primeiro como incluir as pessoas e os negócios, como usar melhor toda a infraestrutura de coleta de dados, de telecomunicações, como deixar mais acessível, como permitir que mais pessoas possam ter acesso à internet.
E também como educar essas pessoas, trazer conhecimento, habilidade para que essa tecnologia seja um campo de oportunidade no trabalho, no lazer e na educação". Clique e siga o canal do g1 AL no WhatsApp Os representantes do B20 também discutiram a melhor forma de explorar o papel dos governos no apoio às empresas no processo de transformação digital, discutindo iniciativas de requalificação e aprimoramento de competências necessárias para adaptação a um novo cenário digital. "Dentro da Força Tarefa, a gente tem 165 membros de 23 países.
Então, a própria construção das recomendações foi um grande aprendizado para todos nós que estamos participando.
Esse campo de troca eu acho que é o campo mais rico dentro do B20", disse Moraes.
Workshop do B20 reuniu representantes de vários países Yuri Melo/g1 Veja os vídeos mais recentes do g1 AL Confira outras notícias da região no g1 AL