Veículo foi viabilizado pelo Projeto Trilha Verde, que faz parte do programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), da Neoenergia.
O carro chegou à ilha no domingo (8).
Fernando de Noronha recebe primeiro bugue elétrico do Brasil Fernando de Noronha recebeu o primeiro bugue 100% elétrico fabricado no Brasil.
A informação foi divulgada pela Neoenergia.
O veículo foi transportado do Recife para a ilha num navio de carga e chegou no domingo (8) - veja vídeo acima.
O protótipo faz parte do Projeto Trilha Verde, iniciativa do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI).
A Neonergia tem outros 13 veículos elétricos que são disponibilizados para o trade turístico local.
Os empresários fazem uso para avaliação da viabilidade técnica e econômica. Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE O primeiro bugue elétrico nacional foi desenvolvido pela eION, startup com sede em Curitiba.
A Neoenergia propôs a produção e acompanhou o desenvolvimento desde a concepção e protótipo até fabricação e testes para sugestões de melhorias.
O veículo tem capacidade para cinco pessoas, pesa 1.000 quilos e possui uma bateria de 7,6 kWh, com uma autonomia que pode chegar a 100 km.
O carro pode ser carregado nos eletropostos ou em uma tomada comum, de 20 amperes.
O bugue pode chegar à velocidade máxima de cerca de 70 km/h, além de atingir 60km/h em 11 segundos.
Ele tem freio a disco nas quatro rodas e cinto de segurança nas cinco posições.
Veículo chegou em Noronha no domingo (8) Ana Clara Marinho/TV Globo O gerente técnico do projeto Trilha Verde, Roberto Boquetti, confirmou que este bugue é o primeiro e único 100% elétrico no Brasil, de fabricação seriada.
Até a conclusão do Projeto Trilha Verde, em dezembro deste ano, serão analisados, de forma detalhada, os pontos positivos e aspectos que precisam ser melhorados. Todos os veículos do Trilha Verde são abastecidos com energia limpa, gerada por meio de duas usinas solares instaladas pela Neoenergia na ilha.
Segundo a companhia de energia, as duas usinas têm potência de 100 kWp (que é o pico produzido pelo painel solar ).
A capacidade de fornecimento é, aproximadamente, três vezes maior que a necessidade para carregamento dos veículos do projeto. O excedente é injetado na rede de distribuição, ampliando o uso de fontes renováveis pelos consumidores de Fernando de Noronha.
Para permitir o uso de energia limpa mesmo nos momentos em que não houver geração solar suficiente, foi implantado também um sistema de armazenamento de energia com potência suficiente para garantir o consumo dos veículos nessas ocasiões.
As informações coletadas serão submetidas a avaliações de viabilidade dos modelos de negócios e, posteriormente, confeccionado um mapa orientativo para futuras ações relacionadas à mobilidade elétrica em Noronha.
Carbono Zero O Trilha Verde atende à Lei Estadual 18.233/23, conhecida como Noronha Carbono Zero, que proíbe, a partir de 2030, a circulação de carros movidos a gasolina, diesel e etanol na ilha. O projeto prevê a instalação de 12 ecopostos em pontos estratégicos da ilha, para abastecimento dos carros elétricos.
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