Notícias

Covid-19: DF registra 3,8 mil casos em agosto; número representa aumento de 259% em relação a julho

Postado em 09 de Setembro de 2024


Dados são de boletins semanais da Secretaria de Saúde.

Segundo infectologista, transmissão do vírus nunca acabou e tendência é aumento no número de casos; veja cuidados necessários.

Homem usa máscara de proteção contra o coronavírus, que provoca a doença Covid-19 Carla Cleto/Sesau O Distrito Federal registrou 3.808 casos de Covid-19 em agosto.

O número representa um aumento de 259% em relação a julho, mês em que foram confirmados 1.058 casos.

Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp. Os dados foram reunidos pelo g1, com base nos boletins semanais da Secretaria de Saúde do DF.

O infectologista Julival Ribeiro lembra que a transmissão da Covid nunca acabou, e que vírus segue desenvolvendo novas variantes. Segundo o médico, um dos motivos para o aumento dos casos é a aglomeração em lugares fechados e a baixa umidade no DF, que prejudica a saúde. "Na minha visão, a tendência é, infelizmente, que esses números aumentem.

Parece que a Covid veio para ficar, igual a gripe com as novas variantes", diz Julival Ribeiro. De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, foram registrados: 3.808 casos de Covid em agosto – registrados nos boletins de 6 de agosto a 2 de setembro; 1.058 casos de Covid em julho – registrados nos boletins de 9 a 30 de julho; 488 casos em junho – registrados nos boletins de 11 de junho a 2 de julho. Conforme a pasta, foram notificadas 6 mortes pela doença no Distrito Federal entre junho e julho, sendo 5 mulheres e 1 homem.

Alertas Levantamento da FIOCRUZ mostra alta dos casos graves de covid O infectologista Julival Ribeiro explica que a transmissão do vírus nunca acabou e que o aumento nos casos também foi registrado em outros estados.

Em São Paulo, por exemplo, houve um aumento de 66% entre julho e agosto.

O médico também destaca que outros países estão sofrendo com novos casos, como os Estados Unidos, por exemplo.

O infectologista diz que o Brasil deve ficar atento às novas variantes do vírus e aos riscos da síndrome da Covid longa. "A Covid longa causa diversos problemas de saúde.

Vai ter muita incapacitação de pessoas", diz o infectologista. Um levantamento da Universidade de São Paulo (USP) diz que o número de casos está aumentando e que a vacinação está abaixo do esperado.

Conforme os pesquisadores, o aumento ocorreu porque várias pessoas não completaram o esquema de vacinação da Covid, e muita gente do grupo prioritário não tomou a vacina atualizada. Sistema de defesa do corpo humano é afetado pela baixa qualidade do ar Julival Ribeiro diz que os brasilienses devem se hidratar bastante, principalmente devido a baixa umidade do ar registrada nos últimos dias.

Segundo ele, o sistema de defesa é afetado pela baixa qualidade do ar. Veja as dicas do infectologista sobre os cuidados necessários: Hidratação Fique atento aos sintomos e, se estiver com suspeita de Covid, use máscara Evite aglomeração, principalmente em ambiente fechado Se for diagnosticado com Covid, respeite o isolamento Atenção especial ao grupo de risco Vacinação no DF Vacina contra a Covid-19 Gilson Abreu/AEN De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, a vacinação contra a Covid-19 está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para grupos prioritários e para crianças de 6 meses a 4 anos.

Os grupos prioritários são, por exemplo: Gestantes e puérperas Pessoas com 60 anos ou mais Trabalhadores da saúde Pessoas com deficiência permanente Pessoas com comorbidades Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade com foto e a caderneta de vacinação.

Pessoas com comorbidades devem levar laudos médicos. Veja mais informações no site da Secretaria de Saúde do DF. LEIA TAMBÉM: SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS: Covid-19 domina casos de infecções respiratórias nos estados do Centro-Sul; entenda o cenário e os riscos VACINAÇÃO: O que muda na campanha de vacinação contra covid-19, doença que já matou 3,5 mil brasileiros em 2024 Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

ENDEREÇO
Rua Lote Villa Unicap
S/N - Centro,
Rio Formoso - PE
CEP 55.570-000
Top Rio FM © Copyright 2024
© 2024 Top Rio FM 90,5. Todos os direitos reservados