Público pode conferir as fotografias no Centro Cultural Matarazzo.
Fotógrafo Marcos Sanches realiza quarta exposição fotográfica, em Presidente Prudente (SP) Dáblio Jordani Realizar a cobertura fotográfica de um grande evento pode ser considerado um desafio para muitos profissionais, agora, imagine organizar e divulgar registros de 107 anos de todo um município.
Esse desafio foi feito e concluído pelo fotógrafo Marcos Sanches, que, com muita dedicação e responsabilidade, lançou a exposição “Dos Trilhos ao Centenário”, em Presidente Prudente (SP). Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp De acordo com Sanches, a iniciativa visa a comemorar o aniversário da cidade e relembrar momentos significativos de espaços conhecidos pelos prudentinos, como, por exemplo, a Avenida Brasil, uma das principais vias de acesso do município, que foi fotografada antes mesmo de ser asfaltada.
“Eu quis mostrar por meio da exposição como era a cidade e como está atualmente, exibir o progresso e a evolução de Presidente Prudente em uma sequência de fatos.
O museu me passou os arquivos e consegui levar a ideia da exposição adiante em conversa com o diretor do museu que estava à frente na época, Ronaldo Macedo”, explicou o fotógrafo.
“Ronaldo era um entusiasta de arquivos antigos e, quando me mostrou as fotos, fiquei impressionado.
Por conta da falta de recursos, ele não tinha condições para fazer uma exposição, mas, assim que vi a qualidade dos materiais, prometi para ele que, se ele me passasse os arquivos, iria fazer a mostra, e assim foi feito”, pontuou. O fotógrafo compartilhou que o maior desafio para a realização da exposição são os altos custos, mas contou que recebe apoio de amigos e colaboradores para tirar as ideias do papel e colocá-las à mostra nas edições que realiza na galeria.
Ao todo, a iniciativa conta com 30 painéis divididos com duas fotos cada Marcos Sanches Esta é a quarta edição da mostra fotográfica e, para Sanches, o sentimento é de gratidão por estar à frente da iniciativa, mostrando aos cidadãos a história do município em que ele cresceu e vive há mais de 56 anos. “Nasci em 1966 na cidade de Cândido Mota (SP) e vim para Presidente Prudente dois anos depois com os meus pais.
A cidade me recebeu de braços abertos e é uma alegria, para mim, participar de mais uma celebração do aniversário da cidade”, ressaltou. Ao todo, a iniciativa conta com 30 painéis divididos com duas fotos cada, que retratam o contraste do "antes e depois" de pontos conhecidos do município, mostrando o avanço e as mudanças urbanísticas ao longo dos anos.
Além das imagens capturadas pelas lentes do fotógrafo, a seleção também possui fotos cedidas pelo Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Neto, que contribuíram para que a mostra estivesse ainda mais completa com registros históricos de Presidente Prudente.
Serviço A exposição fotográfica será realizada até o dia 29 de setembro na Galeria “Takeo Sawada”, no Centro Cultural Matarazzo.
Para aqueles que tiverem interesse em prestigiar a iniciativa, o espaço cultural fica localizado na Rua Quintino Bocaiúva, n° 749, na Vila Marcondes.
O horário de atendimento do local é das 8h30 às 22h e o telefone é o (18) 3226-3399. Ao todo, a iniciativa conta com 30 painéis divididos com duas fotos cada Marcos Sanches Ao todo, a iniciativa conta com 30 painéis divididos com duas fotos cada Marcos Sanches Ao todo, a iniciativa conta com 30 painéis divididos com duas fotos cada Marcos Sanches Ao todo, a iniciativa conta com 30 painéis divididos com duas fotos cada Marcos Sanches VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.