Notícias

Operação da Polícia Federal investiga prática de crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro em Ipubi

Postado em 10 de Setembro de 2024


O objetivo da ação, denominada Mãos Fechadas, é apurar a atuação de uma organização criminosa integrada por agentes públicos, servidores, empresários e particulares.

Operação da Polícia Federal investiga prática de crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro Ascom/Polícia Federal Nesta terça-feira (10) foi deflagrada uma operação da Polícia Federal em Ipubi, no Sertão de Pernambuco.

O objetivo da ação, denominada Mãos Fechadas, é apurar a atuação de uma organização criminosa estabelecida no município pernambucano especializada na prática de crimes contra a administração pública e de lavagem de dinheiro, integrada por agentes públicos, servidores, empresários e particulares.

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região determinou o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão e de quebra de sigilos bancário e fiscal no município de Ipubi.

Os crimes investigados são de formação de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, fraude à licitação e de lavagem de dinheiro, cujas penas máximas, somadas, podem ultrapassar 42 anos de reclusão.

A operação ocorreu por meio da delegacia no município de Salgueiro com o apoio da Controladoria-Geral da União.

As investigações tiveram início em 2021, a partir do recebimento de informações de que empresas específicas, relacionadas a agentes públicos locais, estariam sendo beneficiadas indevidamente, e de forma habitual, com contratações para o fornecimento de alimentos, materiais de limpeza e de escritório à Prefeitura.

Foram apurados contratos públicos firmados entre os anos de 2017 e 2023, por meio dos quais foram repassados às empresas investigadas aproximadamente R$ 12.000.000,00 (doze milhões de reais).

Ao todo, 50 policiais federais e três auditores da Controladoria-Geral da União participaram da operação.

O prefeito de Ipubi, Chico Siqueira, se pronunciou sobre o caso através das redes sociais e justificou que ação faz parte de denúncias formalizadas pela oposição.

O gestor também explicou que a operação cumpriu procedimentos de coleta de documentos, além de ressaltar que tanto ele como os demais servidores estão colaborando com as investigações para a apuração da denúncia.

Confira: Initial plugin text VÍDEOS: Mais assistidos do Sertão de PE

ENDEREÇO
Rua Lote Villa Unicap
S/N - Centro,
Rio Formoso - PE
CEP 55.570-000
Top Rio FM © Copyright 2025
© 2025 Top Rio FM 90,5. Todos os direitos reservados