Fogo chegou próximo da estrutura, que é referência no Brasil em astronomia.
Segundo a prefeitura, fumaça dificulta a observação dos astros e, por isso, o local foi fechado.
Nova avaliação será feita na sexta-feira.
O Observatório Municipal João Nicolini, em Campinas (SP), referência no Brasil em astronomia, ficará fechado nesta quarta (11) e quinta-feira (12) por conta do incêndio que atingiu o Pico das Cabras desde segunda (9).
O fogo consumiu uma extensa área de vegetação e ficou bem próximo do espaço, que foi preservado.
Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp Apesar disso, as chamas chegaram ao Museu Aberto de Astronomia, vizinho à estrutura.
De acordo com a Prefeitura de Campinas, na sexta-feira (13) será feita nova avaliação sobre a abertura do local ao público.
Incêndio no Pico das Cabras atinge Museu Aberto de Astronomia de Campinas Denny Cesare/Código 19 A decisão sobre o fechamento, determinado na terça-feira (10), é, segundo a administração municipal, por conta do fogo ter comprometido gravemente a visibilidade para observações astronômicas, "tornando inviável a utilização dos equipamentos de observação".
Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar atuam no combate às chamas no local.
Também na terça, um homem foi preso suspeito de atear fogo no Pico das Cabras.
Segundo apuração da EPTV, afiliada à TV Globo, moradores da região monitoravam o carro do suspeito, com placas de Vinhedo (SP), desde o fim de semana.
O veículo foi visto novamente nesta terça e policiais realizaram a abordagem. Estopa localizada dentro de veículo do suspeito Gustavo Biano/EPTV Policiais civis e ambientais localizaram uma estopa e materiais inflamáveis dentro do veículo.
O homem foi levado ao 12º Distrito Policial, no distrito de Sousas, para prestar esclarecimentos. A Defesa Civil informou que, nesta quarta, mantém o combate ao incêndio junto ao Corpo de Bombeiros, Sanasa e as subprefeituras dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio.
"É uma situação sem precedentes.
Qual é o grande diferencial? É a alta temperatura.
Além da baixa umidade relativa do ar, nós nunca tivemos tanto tempo com alta temperatura.
Aí você tem a propagação do vento e é uma situação muito difícil, bastante adversa", diz o diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado. FOTOS: incêndio no Pico das Cabras atinge Museu Aberto de Astronomia de Campinas Suspeita de incêndio criminoso Ainda de acordo com o diretor da Defesa Civil, não há estimativa da extensão total de área queimada porque o fogo teve início em outros municípios.
“Para o pessoal da cidade de Itatiba, há suspeitas que esse incêndio tenha sido criminoso.
Começou, segundo consta, de forma criminosa”, afirma. O fogo começou na noite de segunda-feira (9) e também atingiu uma área do parque Pico das Cabras que já fica em Morungaba (SP).
A poucos quilômetros de distância, outro foco de incêndio também bloqueou a Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360), entre a cidade e Itatiba (SP). Segundo Furtado, um dos problemas para o combate às chamas é a reignição, ou seja, o reacendimento de focos que já foram extintos.
“Essa propagação e a alta temperatura que vai chegando, ele [fogo] volta novamente”, explica. Incêndio atinge área do Pico das Cabras, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas Reprodução/EPTV Ajuda de moradores Moradores do entorno da Estrada do Capricórnio auxiliaram o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil no combate ao incêndio. “Incrível um negócio desse.
Isso não pode acontecer nessa região porque é muito sofrimento.
Eu vi a mensagem que estava precisando de água e vim para dar um apoio.
Eu nunca tinha visto desse jeito”, disse o caseiro Antônio da Silva. O fogo perto do Pico das Cabras atingiu pelo menos duas fazendas e uma área florestal perto da Estrada do Capricórnio.
Por motivo de segurança, os moradores foram orientados a não acessar o local. VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas