Notícias

Suspeito de atear fogo na região do Pico das Cabras segue preso; homem provocou incêndios em três cidades, diz polícia

Postado em 11 de Setembro de 2024


Segundo registro da ocorrência, há indícios de que o suspeito, de 47 anos, tenha causado destruição de pelo menos 150 alqueires de mata.

Suspeito de atear fogo na região do Pico das Cabras foi encontrado após ser monitorado por moradores Gustavo Biano/EPTV Localizado por policiais no fim da tarde de terça-feira (10), o homem suspeito de atear fogo na região do Pico das Cabras, em Campinas (SP), teve a prisão em flagrante convertida em preventiva após passar por audiência de custódia nesta quarta (11).

Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp Moradores da região monitoravam o carro do suspeito, com placas de Vinhedo (SP), desde o fim de semana.

O veículo foi visto novamente nesta terça e policiais realizaram a abordagem, localizando os seguintes objetos: dois sacos de estopa branca; dois frascos de substância inflamável; uma lata de cera; uma lata enrolada com linha; uma mecha de estopa branca escondida na coifa. De acordo com o registro da ocorrência, a suspeita é de que o homem, de 47 anos, seja responsável por incêndios no distrito de Joaquim Egídio, em Morungaba (SP) e Itatiba (SP), destruindo pelo menos 150 alqueires de área de preservação ambiental. Incêndio criminoso Desde segunda (9), o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar atuam no combate às chamas que atingem a região do Pico das Cabras, e há indícios de que o incêndio seja criminoso. A Defesa Civil informou que o Observatório Municipal Jean Nicolini, referência no Brasil em astronomia, foi preservado diante do incêndio.

Apesar disso, as chamas chegaram ao Museu Aberto de Astronomia, vizinho à estrutura. O combate ao incêndio mobiliza o helicóptero Águia, da Polícia Militar, equipes do Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, além de caminhões-pipa da Sanasa, companhia responsável pelo saneamento na metrópole. "É uma situação sem precedentes.

Qual é o grande diferencial? É a alta temperatura.

Além da baixa umidade relativa do ar, nós nunca tivemos tanto tempo com alta temperatura.

Aí você tem a propagação do vento e é uma situação muito difícil, bastante adversa", diz o diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado. Ainda de acordo com o diretor da Defesa Civil, não há estimativa da extensão total de área queimada porque o fogo teve início em outros municípios.

“Para o pessoal da cidade de Itatiba, há suspeitas que esse incêndio tenha sido criminoso.

Começou, segundo consta, de forma criminosa”, afirma. Incêndio atinge uma extensa área de vegetação próxima ao Pico das Cabras, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas (SP) DENNY CESARE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO Ajuda de moradores Moradores do entorno da Estrada do Capricórnio auxiliaram o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil no combate ao incêndio. “Incrível um negócio desse.

Isso não pode acontecer nessa região porque é muito sofrimento.

Eu vi a mensagem que estava precisando de água e vim para dar um apoio.

Eu nunca tinha visto desse jeito”, disse o caseiro Antônio da Silva. O fogo perto do Pico das Cabras atingiu pelo menos duas fazendas e uma área florestal perto da Estrada do Capricórnio.

Por motivo de segurança, os moradores foram orientados a não acessar o local. FOTOS: incêndio no Pico das Cabras atinge Museu Aberto de Astronomia VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas

ENDEREÇO
Rua Lote Villa Unicap
S/N - Centro,
Rio Formoso - PE
CEP 55.570-000
Top Rio FM © Copyright 2025
© 2025 Top Rio FM 90,5. Todos os direitos reservados