A cidade de Chapadão do Sul está há 150 dias sem precipitação e não há previsão de chuva.
Cidade de Chapadão do Sul não registra chuva há 150 dias Reprodução A longa estiagem e seca severa tem afetado Mato Grosso do Sul.
A cidade de Chapadão do Sul (MS) não registra chuva há 150 dias e não há previsão de precipitação nos próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ao todo, quatro cidades do estado não registram chuvas há mais de 100 dias.
Chapadão do Sul (MS) é a cidade mais afetada, com 150 dias sem chuva, seguido por Paranaíba (MS), com 149 dias sem precipitações.
Na terceira posição aparece Cassilândia (MS), com 147 dias, e Costa Rica (MS), com 109. Na estação meteorológica de Chapadão do Sul, o último registro de chuva foi no dia 14 de maio.
A falta de precipitações leva em consideração as estações do Inmet. A cidade de Costa Rica, que registrou a última chuva em maio deste ano, decretou situação de emergência no dia 21 de agosto pelos incêndios florestais registrados na cidade.
Uma massa de ar quente e seca está sob o estado, o que provoca altas temperaturas, ausência de chuvas, sol, céu limpo, tempo firme e umidade do ar baixíssima.
A cidade de Costa Rica não registra chuva há 109 dias e decretou situação de emergência no mês de agosto Prefeitura de Costa Rica Segundo os meteorologistas, a situação é grave e deve se manter assim nos próximos dias.
Isso porque a previsão é de altas temperaturas com uma onda de calor. Há um aviso de perigo por causa das máximas em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rondônia, parte do Mato Grosso e do Rio Grande do Sul. Cuidados com a saúde O Brasil passa por um dos mais severos períodos de seca.
Nos primeiros 10 dias de setembro, o Pantanal registrou 736 focos de incêndio.
O número é quase o dobro do total registrado no mesmo mês do ano passado, quando o bioma teve 373 focos, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Fogo no Paraguai se espalha para o Pantanal e deixa céu na fronteira vermelho O tempo seco, agravado pelas ondas de calor e o aumento das queimadas, aumenta o alerta para os cuidados com a saúde.
Confira algumas dicas para enfrentar o tempo seco: Beba bastante água (cerca de dois litros por dia ou 10 copos de água de 200 ml).
Ela hidrata todos os órgãos, inclusive pele e mucosa. Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico - pelo menos duas vezes ao dia. Lave os olhos com soro fisiológico ou com colírio de lágrima artificial. Cuidado com bebidas alcoólicas.
Elas podem refrescar, mas também desidratam. Mantenha a casa limpa, evitando o acúmulo de poeira. Evite praticar exercícios físicos das 11h às 17h. Proteja-se ao máximo do sol e evite o ressecamento das mucosas e pele. Toalha molhada ou bacia com água também funcionam? Elas podem ser opção para quem não tem o aparelho, elevando um pouco a umidade do ambiente, mas não são tão efetivas quanto o umidificador de ar. Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: