Principal objetivo da atividade foi envolver as crianças da comunidade na criação de uma obra coletiva: um mapa de sete metros representando Manaus, elaborado a partir de seus sonhos e aspirações.
Glocal Amazônia 2024 realiza segunda atividade externa com crianças da comunidade Mossoró. Leonardo Matheus/Fundação Rede Amazônica Como parte da programação da Glocal Amazônia 2024, a comunidade Mossoró, em Manaus, sediou a segunda atividade externa do evento, que uniu arte, educação e cultura em uma tarde repleta de interação e criatividade, nesta quinta-feira (22). Participe do canal do g1 AM no WhatsApp "Essa ação é uma maneira de alcançar diversas regiões da cidade.
Embora a maioria das palestras ocorra no centro, buscamos descentralizar as atividades e levar a sensibilização ambiental para outros bairros e zonas de Manaus", afirmou Márcia Fernandes, coordenadora de externas da Glocal. O principal objetivo da atividade foi envolver as crianças da comunidade na criação de uma obra coletiva: um mapa de sete metros representando Manaus, elaborado a partir de seus sonhos e aspirações.
Guiadas pelos educadores, as crianças de Mossoró deram vida ao mapa de uma Manaus imaginada coletivamente. "Partimos da ideia de como seria Manaus se fosse governada por crianças, criada a partir da perspectiva delas, suas necessidades, sonhos e desejos.
Compramos um grande tecido e estamos pintando o mapa da cidade a partir de nossas próprias visões", explicou Sarah Campelo, artista. Com tintas vibrantes e muita imaginação, cada parte da cidade foi representada conforme o olhar e os desejos das crianças, refletindo uma visão esperançosa e criativa para o futuro da maior metrópole da Amazônia. "Queremos algo que seja o melhor para todos e que beneficie a todos.
Não podemos pensar apenas em uma pessoa, tem que ser algo que permita a expressão de todos", destacou Thais Reis, de 13 anos. A Glocal Amazônia continua até o dia 24 de agosto, com uma programação rica em atividades que promovem a inovação, sustentabilidade e integração social.