Evento contou com a participação de nove cooperativas e parceiros, demostrando a adesão ao cooperativismo na região.
O 3º Dia do Cooperativismo de Itumbiara, realizado no último sábado (17/08), na Praça do República, contou com um público de 7 mil pessoas, número superior ao da edição de 2023, demonstrando maior adesão da comunidade ao cooperativismo, na região Sul. O evento foi realizado pelo Sistema OCB/GO, com apoio de mais de 20 parceiros, entre eles, nove cooperativas: Uniodonto Sul Goiano, Unimed Regional Sul, Complem, Sicoob Unicentro BR, Sicoob Coopacredi, Sicredi, Unicred, Coopercitrus e Sicoob Agrorural.
A programação também contou com a participação da Prefeitura de Itumbiara e as entidades e empresas: ACISI, Caramuru, Sinhá, Ulbra Itumbiara, Faculdade Zarns, Instituto Mix, Tec Mais, Uniube, Ravenna Farmácia de Manipulação, Unifasc, Una Itumbiara, Old Car, Maria Óptica e Grupo Alegria. Para o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, o Dia do Cooperativismo no interior é de grande importância para celebrar com a comunidade tudo que o cooperativismo oferece de positivo para os cooperados e a sociedade.
“A gente vem para perto da população, prestando serviços e comemorando esse modelo de negócio que é inclusivo, solidário e que traz retorno para aqueles que participam e para toda cidade”, afirmou. Centro Municipal de Zoonoses levou pets para adoção no evento. Cristiano Borges Segundo o coordenador do Núcleo Cooperativo Sul do Sistema OCB/GO e presidente da Uniodonto Sul Goiano, João Batista Machado, essa integração entre os mais variados modelos de negócio do município em prol de ações para a comunidade mostra uma cultura cooperativista.
“A cada ano temos mais participantes, a exemplo do passeio ciclístico.
No ano passado, tivemos mais de 300 inscrições e neste ano tivemos que encerrar as inscrições dois dias antes, pois os kits de materiais que são entregues aos participantes já tinham esgotado”, comenta.
O engenheiro civil Everton Luiz de Miranda Júnior participou pela primeira vez do passeio ciclístico e elogiou a iniciativa.
“É um evento muito importante para os ciclistas porque traz visibilidade ao esporte”, disse. Passeio ciclístico contou com mais de 300 participantes. Cristiano Borges O coordenador regional também ressaltou a importância da realização do mesmo evento em outras cidades da região.
“Após três dias de ações, começando em Morrinhos, depois Piracanjuba e encerrando em Itumbiara, podemos ver que há a demanda para realização em outros municípios, o que é outro ponto positivo para a expansão das atividades voltadas para o cooperativismo”, avaliou. Atendimento O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, reforçou a relevância do Dia do Cooperativismo para a cidade.
“Temos uma lei aprovada para comemorar a data, a pedido das cooperativas, porque sabemos da importância do evento para levar benefícios para a comunidade”, declarou. No Dia do Coop de Itumbiara, foram oferecidas diversas atividades para a população nos estandes das cooperativas e parceiros.
Moradores aproveitaram os serviços de cuidados pessoais e saúde, como corte de cabelo, manicure, massagem, limpeza de pele, SPA dos pés, doação de amostras de filtro solar e orientações para cuidados com a pele, verificação de pressão e teste de glicemia. Moradores aproveitaram os serviços de cuidados com a saúde Cristiano Borges Infantil As crianças aproveitaram a distribuição de pipoca, algodão doce, picolés e as brincadeiras como jogos de pescaria, argolas, minibasquete, apresentações com personagens infantis, piscina de bolinhas, pula-pula e escorregador.
Além da diversão, o Sicredi também levou educação financeira ao público infantil, com gibis temáticos da Turma da Mônica.
De acordo com a gerente de Investimentos do Sicredi, Érica Rodrigues, “foi uma forma lúdica e educativa de fazer as crianças entenderem mais sobre finanças”. Programação teatral e de circo divertiu as crianças Cristiano Borges A programação também contou com adoção de filhotes e vacinação antirrábica gratuita para quem levasse o animal de estimação no local, com apoio do Centro Municipal de Zoonoses.
Com entretenimento e serviços para todas as idades, o eventou reuniu famílias para celebrar o cooperativismo, a exemplo do farmacêutico Leonardo Borges de Oliveira, que levou os filhos para aproveitarem uma manhã de sábado diferente.
“Eventos como este permitem um contato maior com as cooperativas e com o cooperativismo.
Dessa forma, conseguimos entender o que cada um proporciona e aproveitamos para prestigiar e participar”, disse.