O município de Siriri tem mais de 80% das confirmações, de acordo com a Secretaria de Saúde.
Febre de Oropouche pode ser transmitida pela picada de maruim e pernilongo Dive/Divulgação/arquivo Sergipe tem 22 casos confirmados de contaminação pelo vírus Oropouche em cinco municípios, segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta sexta-feira (23).
A circulação do vírus no estado foi registrada no último mês de julho. Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp Siriri tem 81,8% das confirmações, com 18 casos.
De acordo com a prefeitura do município, parte deles está localizada nos povoados Fazendinha e Sabinópolis, onde há muitas bananeiras, planta em que os mosquitos transmissores (como maruim) podem depositar ovos. O restante dos municípios tem apenas um caso.
São eles: Capela; Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora de Lourdes e São Cristóvão. A febre de Oropouche tem sintomas parecidos com os da dengue, como dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia. A doença não possui tratamento específico, assim como a dengue.
Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que os pacientes descansem, recebam tratamento para os sintomas e sejam acompanhados por médicos. Prevenção Para prevenir a doença, são aconselháveis as mesmas medidas de prevenção à dengue: Evitar áreas com muitos mosquitos, se possível. Usar roupas que cubram o corpo e aplicar repelente nas áreas expostas da pele. Manter a casa limpa, eliminando possíveis locais de reprodução de mosquitos, como água parada e folhas acumuladas.