Segundo a Defesa Civil, onda de frio pode atingir a região até o início da próxima semana.
Tempo frio na orla da praia de Santos (SP) Alexsander Ferraz/Jornal A Tribuna A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para uma onda de frio e ventos de até 80km/h neste fim de semana para as regiões da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, e para o Vale do Ribeira, no interior paulista.
As temperaturas, segundo o órgão, podem atingir os 5°C no Vale do Ribeira e 12°C na Baixada Santista.
Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp. De acordo com a Defesa Civil, uma frente fria vinda do Sul do país deve atingir todo o estado, e provocar pancadas de chuvas e fortes ventos na região.
Uma massa de ar frio deve atuar e derrubar as temperaturas, com condições para formação de geada em áreas de serra, principalmente, no Vale do Ribeira.
Segundo o meteorologista da Defesa Civil, Willian Minhoto, estão previstas temperaturas 5°C mais baixas do que o previsto para região no período, até a próxima quarta-feira (28).
A queda das temperaturas deve ter início a partir da noite de sábado (24), podendo chegar aos 5°C no Vale do Ribeira e 12° C na Baixada Santista.
O alerta tem validade até quarta-feira. Segundo Minhoto, os sistemas também indicam a ocorrência de chuvas com raios e ventos na região durante o período, de forma mais acentuada no Vale do Ribeira.
Além das baixas temperaturas, a Defesa Civil também emitiu alerta para ventos de até 80 km/h, no trecho entre Laguna (SC) e Peruíbe (SP).
O alerta vale para esta sexta-feira (23) e sábado (24).
Ainda de acordo com Minhoto, a formação dos fortes ventos tem relação com o contraste térmico entre as temperaturas, tendo em vista a aproximação da frente fria.
Defesa Civil emite alerta de ventos de até 80 km/h para a Baixada Santista Carlos Nogueira/Arquivo A Tribuna Jornal Orientações A Defesa Civil ainda informou que a queda brusca nas temperaturas pode intensificar a sensação de frio, elevando os riscos de hipotermia, especialmente entre as pessoas em situação de rua, crianças e idosos.
Para minimizar os riscos, é recomendado que a população tome medidas preventivas, como manter-se agasalhado, evitar locais fechados e com grande circulação de pessoas, e higienizar as mãos com frequência. O uso de aquecedores deve ser utilizado com cuidado, evitando deixá-lo ligado a noite toda.
Jamais improvisar aquecedores, utilizando fogueira, fogão ou algo similar, já que a prática pode ocasionar um incêndio. VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos