O valor representa 81,25% do investimento de R$ 16 bilhões anunciados para o Brasil.
Foco será o lançamento de novos carros flex, além de injeção nem eletrificados, de híbrido leve a 100% elétrico.
Fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) divulgação/Volkswagen A Volkswagen anunciou nesta sexta-feira (23) que vai destinar R$ 13 bilhões em investimentos para suas três unidades no estado de São Paulo.
O valor representa 81,25% dos R$ 16 bilhões anunciados pela montadora em seu último ciclo de aportes. De acordo com Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, o dinheiro chega para que as plantas de São Paulo recebem projetos inéditos e com foco em descarbonização.
Serão os primeiros eletrificados nacionais da montadora. “Hoje, as fábricas Anchieta, em São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos e o Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo somam 10 mil empregos diretos e 100 mil empregos indiretos”, complementa o executivo. O estado de São Paulo concentra três das quatro fábricas da Volkswagen no Brasil.
A mais antiga é a de São Bernardo do Campo (SP), inaugurada em 1959 e foi a primeira da montadora fora da Alemanha.
Por lá, serão fabricados dois modelos inéditos. Há uma segunda unidade em Taubaté (SP), que terá mais um modelo não revelado.
A outra, em São Carlos (SP), é focada em produção de motores.
Nessa unidade, a montadora desenvolverá um novo motor híbrido, que estará na plataforma MQB Hybrid. A única planta fora do estado de São Paulo fica na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná.
Os R$ 3 bilhões restantes serão enviados para lá. Hoje, a fábrica paranaense é responsável apenas pelo SUV T-Cross.
Com o valor extra, a linha de montagem terá dois novos veículos, o sedã Novo Virtus — que não para de ser produzido também na unidade Anchieta — e uma picape ainda inédita. Do novo portfólio de 16 novos carros, um será totalmente criado no Brasil.
Entre os demais modelos, haverá um novo motor híbrido, soluções para os modelos 100% elétricos e também os flex tradicionais. A plataforma permite soluções híbridas leve, onde a economia de combustível gira em cerca de 10%, a tradicional para motorização elétrica que traciona as rodas e reduz drasticamente o consumo de gasolina ou etanol, indo até o plug-in onde o carro pode rodar em modo 100% elétrico. LEIA MAIS Troca de óleo: como escolher o melhor lubrificante para o seu carro? Licenciamento atrasado? Veja quanto e quando pagar a taxa Vale a pena comprar um carro no Leilão da Receita? Veja dicas Linha de montagem da Volkswagen no Brasil Volkswagen está investindo R$ 16 bilhões no Brasil até 2028 O novo aporte entra em linha com outros dois investimentos de peso anunciados pela montadora.
O primeiro foi de R$ 7 bilhões divulgados em 2020 e, neste ano, outro de R$ 9 bilhões, totalizando R$ 16 bilhões para todo o país. Começando pelo investimento mais antigo, os R$ 7 bilhões estão em distribuição entre 2022 e 2026.
O primeiro fruto deste aporte foi lançado no ano passado com o Polo Track, versão de entrada do carro mais vendido do Brasil — segundo dados de julho da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Enquanto este montante segue sendo trabalhado, a Volks anunciou neste ano um novo aporte de R$ 9 bilhões e este tem foco nas fábricas de São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR). O novo aporte de R$ 9 bilhões será aplicado entre 2026 e 2028.
O valor envolve o investimento em projetos para 16 novos veículos, incluindo modelos híbridos e totalmente elétricos. Nos planos também estão um novo motor para veículos híbridos e uma plataforma dita como “inovadora, tecnológica, flexível e sustentável”.
Esta nova motorização será produzida em São Carlos (SP), enquanto uma picape está em desenvolvimento para a unidade fabril de São José dos Pinhais (PR). Uno de 'luxo'? Homem viraliza nas redes ao mostrar alterações no tradicional carro da Fiat