Ambos os projetos acontecem em parceria com as secretarias municipais de saúde.
Alinhados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 3, que faz referência à Saúde e ao Bem-Estar da população, os alunos de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizam ações de saúde para gestantes da rede de assistência pública de Caraguatatuba e de Taubaté.
Ambos os projetos acontecem em parceria com as secretarias municipais de saúde.
Em Taubaté, o projeto “Orientações sobre Educação Comunitária: saúde do adolescente e da gestante" tem o objetivo de prevenir doenças e garantir uma gestação mais saudável.
Os encontros são conduzidos por profissionais que abordam temas como a importância do pré-natal, trabalho de parto, cuidados com o recém-nascido, amamentação e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. Por meio de rodas de conversa, as futuras mães de bairros como Mourisco, Barreiro e Ana Rosa têm a oportunidade de tirar dúvidas, trocar experiências e receber informações importantes tanto para a saúde delas quanto dos bebês. "Nossas rodas de conversa são um espaço de acolhimento e troca de experiências, onde as gestantes se sentem à vontade para falar sobre dúvidas e angústias.
O conhecimento é fundamental para que as mulheres possam tomar decisões mais conscientes sobre a saúde e a do bebê.
Acreditamos que, quanto mais informações as mulheres tiverem, mais fácil será para elas adotarem hábitos saudáveis durante a gestação", afirma a Profa.
Ma.
Ana Paula Macedo, responsável pelo projeto Já em Caraguá, a parceria do projeto “Bem-gestar” ocorre na Casa de Saúde Stella Maris.
A iniciativa oferece acompanhamento completo e humanizado às gestantes, às puérperas e aos respectivos familiares.
A ação visa informar sobre temas como gestação, pré-natal, amamentação, cuidados com o recém-nascido e puerpério. Os universitários, sob a supervisão de profissionais, realizam orientações durante as consultas de pré-natal em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de bairros como Tinga, Golfinho, Casa Branca e Getuba, além de oferecerem suporte na maternidade e no pronto atendimento obstétrico. “O principal objetivo do projeto é fortalecer a importância do pré-natal, estimular a amamentação e orientar sobre os cuidados com o recém-nascido e a mãe no período pós-parto.
As ações desenvolvidas têm demonstrado resultados promissores, como a diminuição da evasão do pré-natal, a promoção da escolha do tipo de parto, o aumento da taxa de aleitamento materno exclusivo e a redução dos índices de infecção puerperal e neonatal”, destaca a estudante de Medicina campus Caraguá, Melissa Hamaguti. Além de abordar temas como a importância do pré-natal, a realização de exames, identificação de sinais de alerta, tipos e sinais de trabalho de parto, a iniciativa também conduz reflexões sobre métodos contraceptivos, cuidados com o seio e a amamentação exclusiva. O projeto tem um impacto social significativo, ao proporcionar às gestantes e puérperas informações precisas e atualizadas, contribuindo para a melhoria da saúde materna e infantil.
Além disso, favorece a formação de futuros profissionais da saúde, que desenvolvem habilidades em comunicação, educação em saúde e no trabalho em equipe. Vestibular de Medicina A Universidade de Taubaté está com as inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2025 para o curso de Medicina.
Ao todo, são 120 vagas disponíveis nos campi de Taubaté e Caraguatatuba.
Saiba mais, aqui. ACOM/UNITAU