O Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, a B3, atingiu um novo recorde nesta terça-feira (20): 136.087 pontos.
Na máxima do dia, chegou a 136.330 pontos.
Com os recordes na Bolsa dos últimos dias, fica a pergunta (e também a provocação): o que é preciso para investir na Bolsa? Como fazer? Como explica o jornalista Gustavo Ferreira, editor-assistente do Valor Investe, em entrevista ao podcast O Assunto desta quarta-feira (21), a resposta não envolve tanto a necessidade de ter tanto dinheiro, mas pede um bocado de cautela.
"Não precisa ter um caminhão de dinheiro, mas acho que tem que ter um caminhão de cuidado aí." O Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, a B3, operou em baixa na manhã desta terça-feira (20), mas passou a subir e, no fechamento, atingiu um novo recorde: 136.087 pontos.
Na máxima do dia, chegou a 136.330 pontos. O movimento positivo tem sido impulsionado, principalmente, pelos ânimos dos investidores com a expectativa de corte de juros nos Estados Unidos pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano). "Tem os tais dos Day Traders, que eu comparo muito com o comportamento, muitas vezes, das bets, que é um comportamento de investidor muitas vezes pouco ligado ao fundamento e muito mais em apostas." Vista do prédio da B3, Bolsa de valores de São Paulo, localizada na região central da capital paulista, nesta sexta-feira (12).
O Ibovespa flertou com os 129 mil pontos na máxima do dia, encerrando aos 128.896,98 pontos, em alta de 0,47% na sessão.
Foi o quarto avanço semanal consecutivo para o índice da B3, que sobe agora 4,03% no mês, cedendo ainda 3,94% no ano. GABRIEL SILVA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Ferreira aconselha procurar ajuda de quem de fato entende do tema e ficar alerta com propagandas tentadoras, principalmente em redes sociais. "Eu acho que tem que se tomar muito cuidado antes de sair propriamente investindo sozinho na Bolsa, porque tem muita informação, as coisas não são tão simples quantas vezes parecem nas redes sociais.
Não dá para comparar investimento em Bolsa com o 'jogo do tigrinho', mas tem muita propaganda de rede social e é muito tentador." Ouça a íntegra do episódio aqui.
Recorde da Bolsa: é hora de investir?