Madeiras eram extraídas de áreas de reservas e florestas protegidas por lei, durante a noite, para burlar o trabalho de fiscalização.
Operação da PF e Ibama inutiliza tratores e caminhões usados na extração ilegal de madeira no Pará Divulgação Uma ação conjunta da Polícia Federal e do Ibama resultou na inutilização de três tratores e quatro caminhões empregados na extração ilegal de madeira em Senador José Porfírio, sudeste do Pará. A destruição do maquinário ocorreu, nesta quinta-feira (18), durante a 5ª fase da operação Madeira na Noite. A operação investiga crimes ambientais e o desmatamento em áreas de florestas e reservas extrativistas, entre elas o Projeto de Desenvolvimento Sustentável Virola-Jatobá. Leia também: PRF apreende 44 m³ de madeira extraída ilegalmente no Pará Segundo a Polícia Federal, a investigação comprovou que os suspeitos têm feito o transporte da madeira durante a noite, na região, para dificultar o trabalho de fiscalização de órgãos federais ligados ao Meio Ambiente. Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp Quando os suspeitos perceberam a aproximação dos agentes fugiram do local, abandonando veículos e máquinas.
Por isto, ninguém foi preso. Caminhões transportam madeiras extraídas ilegalmente, durante a noite Divulgação Alguns caminhões, inclusive, estavam carregados com toras de madeiras.
A PF não divulgou quais as espécies dos vegetais. Cerca de 20 policiais federais e fiscais do Ibama participaram da operação. Um estudo do Imazon apontou que a extração ilegal de madeira cresceu 22% no Pará.
Confira mais sobre isso no vídeo: Estudo do Imazon aponta aumento em área de extração ilegal de madeira no Pará VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará em g1 Pará