José Joacir Cristóvão da Silva, conhecido como Oim, é filiado ao Podemos e teve a candidatura para terceiro mandato de vereador indeferida.
De acordo com a PF, ele está foragido.
O vereador de João Alfredo José Joacir Cristóvão da Silva, conhecido como Oim.
Candidatura foi indeferida pelo TSE Reprodução/TSE Um vereador da cidade de João Alfredo, no Agreste de Pernambuco, é alvo de um mandado de prisão numa operação da Polícia Federal do Mato Grosso do Sul realizada nesta quinta-feira (19) contra o tráfico transnacional de drogas.
José Joacir Cristóvão da Silva, conhecido como Oim, é filiado ao Podemos e cumpre o segundo mandato consecutivo na cidade.
Segundo a PF, ele é suspeito de chefiar uma quadrilha de tráfico de drogas que atuava em vários estados do Brasil. Segundo informações da Polícia Federal, José Joacir estava foragido até a última atualização dessa reportagem.
O vereador é um dos alvos da Operação Olho de Vidro. Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE O g1 tenta contato com a defesa do vereador José Joacir. Ao todo, são 17 investigados, 12 mandados de prisão temporária cumpridos, sete prisões em flagrantes e 16 mandados de busca e apreensão realizados em nove cidades de seis estados: Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Santa Catarina e Goiás. Entre as apreensões estão cinco armas, sendo uma escopeta e quatro pistolas, além de maconha e cocaína.
De acordo com a PF também foram bloqueados bens móveis, imóveis e ativos financeiros de todos os investigados. José Joacir Cristóvão da Silva, o Oim, tentou se candidatar pela terceira vez ao cargo de vereador este ano, mas teve o registro indeferido pela Justiça Eleitoral. LEIA TAMBÉM 61 candidatos disputam eleição no Brasil com mandados de prisão em aberto Confira concorrência por votos na eleição para vereador em Pernambuco Veja quem são os candidatos a prefeito e a vereador nos 184 municípios de Pernambuco Na plataforma Divulgacand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Joacir aparece com o status de “inapto”, o que significa que a candidatura dele foi indeferida pela Justiça Eleitoral. A situação da candidatura é apontada como “renúncia”, que é quando a “candidatura para a qual foi apresentada desistência e cuja renúncia já se encontra homologada pela Justiça Eleitoral”, diz o TSE. José Joacir foi eleito vereador na cidade de João Alfredo pela primeira vez em 2016, quando era filiado ao PSB.
Em 2016, foi reeleito para o cargo pelo PSD e este ano pleiteou uma nova reeleição pelo Podemos. O partido aparece num processo onde concorda com a decisão do TSE, tendo, inclusive, apresentado um “contra recurso” ao pedido do candidato, que tentou manter a candidatura. Procurada pelo g1, assessoria de imprensa do Podemos em Pernambuco disse que não vai se pronunciar sobre o assunto e vai aguardar a apuração do caso. Operação Olhos de Vidro Armas apreendidas na Operação Olho de Vidro, que investiga José Joacir Cristóvam da Silva, o Oim, suspeito de chefiar quadrilha de tráfico de drogas Polícia Federal/Divulgação De acordo com a Polícia Federal, a investigação começou em 2022 na cidade de Ponta Porã (MS), com a apreensão de um caminhão que transportava uma carga de maconha e cocaína com cerca de 400 Kg.
Foi a partir daí, de acordo com a PF, que a organização criminosa começou a ser descoberta. Foram feitas buscas, com a apreensão de veículos, quatro pistolas, uma escopeta, cocaína e maconha.
Ao todo, sete pessoas foram presas em flagrante por posse irregular de arma de fogo e tráfico de drogas.
A Justiça também bloqueou valores dos investigados. VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias