Lançamento aconteceu com governo do Acre e parceiros no auditório do Sebrae, em Rio Branco.
Expoacre foi lançada nesta sexta-feira (23) Diego Gurgel/Secom Com a meta de ultrapassar a arrecadação do ano de 2023, a Expoacre 2024, maior feira agropecuária do estado, foi lançada oficialmente nesta sexta-feira (23), no auditório do Sebrae, em Rio Branco.
O evento contou com a presença de representantes do governo do Acre, Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae-AC) e empreendedores.
Participe do canal do g1 AC no WhatsApp A Expoacre começa dia 31 de agosto e termina em 8 de setembro no Parque de Exposições Wildy Viana, na Rodovia AC-040, em Rio Branco, e deve reunir produtores rurais, empresários, empreendedores e visitantes de estados vizinhos e diversas regiões do país. O governador do Acre, Gladson Cameli, afirmou que a cada ano, a Expoacre tem tido resultados positivos e segue ampliando.
Em 2023, o total de negócios realizados chegou a R$ 325 milhões, o que representou um aumento de 55% em relação a 2022. "A economia nacional já sinaliza números positivos para cima.
A nossa expectativa aqui será melhor do que o ano passado, para que a gente possa fazer bons negócios, mostrar para o mundo a capacidade que o Acre tem para quem queira vir investir.
E, ao mesmo tempo, uma Expoacre saindo com os resultados positivos, isso aí resulta de um governo forte, de uma economia que está reagindo e de pessoas que confiam, que estão confiando em investir aqui no nosso estado, o estado do Acre", diz ele. Marcelo Messias, secretário de turismo e empreendedorismo do Acre, contou durante o evento de lançamento que na feira deste ano o galpão do empreendedorismo e da Economia Solidária estarão completamente reformados.
"Vem com outra cara, bem mais limpo a decoração.
As barracas são diferentes esse ano e a expectativa é a das melhores possíveis, a gente está oferecendo esse ano 80 vagas para os empreendedores, dentro dessas 80 vagas nós temos segmento de comida, o segmento de artesanato, de flores", explica. LEIA MAIS: Cavalgada tem mudanças no ponto de concentração e ausência de comitivas na Expoacre 2024 Inscrições de empreendedores para Expoacre 2024 podem ser feitas até sexta-feira (23); veja como participar MP abre inquérito para evitar maus-tratos de animais na Cavalgada e Expoacre 2024 O secretário fala também que somente nos galpões da economia solidária, foi gerado um faturamento de R$ 615 mil em 2023.
"A expectativa desse ano é que a gente ultrapasse esse valor com aumento em torno de 20% a mais do que o ano passado.
Além do empreendedorismo, gente tem um galpão do turismo lá, que eu acho que o projeto é inovador para a feira.
A gente vai estar apresentando aqui para a capital três vivências de turismo no nosso estado.
Então assim, tem muitas coisas, muitas novidades dentro do turismo e do empreendedorismo esse ano", assegura ele. Inovações A representante das mulheres empreendedoras do Acre, Edmirk Herculano, comemora estar presente mais um ano na feira. "É um espaço lindo, incrível, convido vocês a conhecer, a apoiar o empreendedorismo feminino, as empreendedoras que fazem com as próprias mãos, tem muito artesanato, tem muita revenda também e a gente vai estar lá mais um ano para muito sucesso", comemora. Herculano ainda narrou que as empreendedoras disputam a ida à feira.
"É uma briga assim das empreendedoras para elas estarem lá todos os anos, porque a maioria não tem loja física, então é o momento de você ter esse contato direto com o público e com o grande público, porque todos os dias elas passam milhares de pessoas lá no parque", afirma. Maior feira agropecuária inicia dia 31 de agosto. Pedro Devani/Secom O presidente em exercício da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre, Edivan Azevedo, observou que a agricultura no Acre está em plena expansão e nos últimos cinco anos tem avançado.
"Nós saímos do estado eminentemente pecuário, agora também na agricultura com o setor agropecuário avançando.
Já temos a soja, o milho, o café, com a contribuição muito grande no valor bruto da produção.
Pela primeira vez, este ano, 2024, a agricultura vai ultrapassar um bilhão do valor bruto da produção.
Agora somando com a agricultura, nós vamos passar de três bilhões do valor bruto da produção.
Esse é um resultado do trabalho dos produtores rurais, e agora na Expoacre isso pode ser notado", afirma ele. De acordo com o superintendente do Sebrae-AC, Marcos Lameira, a cada ano o órgão busca melhorar e fazer um evento com cultura, lazer, entretenimento, e acima de tudo oportunidade de negócio e realização de negócios.
"A Expoacre cria uma oportunidade para geração de negócios e também para o fortalecimento da economia, e esse ano a gente também tem novidades.
Durante todo o período da realização da feira e o período que antecede e o pós-feira, nós temos oportunidade de negócio, de geração de emprego para todas as pessoas que estão porventura desempregada e aqueles que ainda estão empregados conseguem fazer um plus, fazer um trabalho extra após o seu horário de expediente e conseguem também fazer uma grana extra que está precisando", comenta. Shows confirmados na Expoacre 2024 em Rio Branco: 1/9 – Biguinho Sensação – 23h – Palco principal – Arena de shows Hamilton Brito; 2/9 – Marilia Tavarez – 23h – Arena de Rodeio; 3/9 – Limão com Mel – 23h – Arena de Rodeio; 4/9 – Nadson o Ferinha – 23h – Palco principal – arena de shows Hamilton Brito; 5/9 – Thalles Roberto – Show Gospel – 20h – palco principal – Arena de shows Hamilton Brito; 8/9 – Henry Freitas – 23h – Palco principal – arena de shows Hamilton Brito. *Colaborou a repórter Vitória Guimarães, da Rede Amazônica. Regras para Expoacre e Cavalgada 2024 são apresentadas em Rio Branco Vídeos: g1