Ampliação de sistema de distribuição de resultados eleitorais pode fazer apuração terminar antes das 19h.
Juiz auxiliar da presidência do TRE-PE, Breno Duarte, explica novidades das eleições 2024. Rafael Souza / g1 Pernambuco Apuração mais rápida e um centro de combate às fake news.
É o que promete o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) para as eleições 2024.
A promessa é que todos os municípios do estado terminem a apuração antes das 19h do dia 6 de outubro - quando acontece o primeiro turno das eleições municipais (veja mais abaixo). O TRE-PE lançou nesta sexta-feira (23) o Centro Regional de Combate à Desinformação - que vai enfrentar a divulgação de informações falsas, o uso indevido de tecnologias - como a Inteligência Artificial (IA), por exemplo - e ataques à democracia. Acompanhe a cobertura completa das eleições em Pernambuco Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE "Criamos um mecanismo de cruzamento de dados para que, automaticamente, as decisões judiciais alcancem conteúdos que já estavam velados [proibidos], sem precisar de uma nova decisão.
Através dos mecanismos de inteligência do TSE é determinada a retirada automática do conteúdo", afirmou Breno Duarte. Entre as proibições, estão incitação ao ódio, ataques à democracia, ao funcionamento das urnas eletrônicas, além das noticias falsas ou que desinformam.
Essas denúncias devem ser feitas por meio dos canais oficiais da Justiça Eleitoral, como o aplicativo Pardal. Em relação aos casos de uso da Inteligência Artificial, o magistrado destacou que existe a obrigação de as campanhas eleitoras informarem sobre o uso da tecnologia, sendo proibido o uso de "deepfakes", técnica que permite alterar um vídeo ou uma foto com ajuda de IA. Apenas na primeira semana de campanha eleitoral, iniciada em 16 de agosto, o TRE-PE recebeu mais de mil denúncias. Apuração mais rápida Uma das maiores mudanças anunciadas pelo tribunal foi a ampliação dos pontos de distribuição dos resultados eleitorais, o que deve acelerar a apuração em todas as 184 cidades do estado.
Segundo TRE, são 122 pontos de distribuição dos resultados, em 96 municípios com cartório eleitoral - que já realizavam a transmissão diretamente para o TSE. Nesta eleição, as demais 88 cidades sem cartório eleitoral vão ganhar autonomia de transmissão através de um dispositivo chamado de ponto de transmissão secundário (PTS) - equipamento parecido com um pen drive.
Dessa forma, o estado vai ampliar os pontos de transmissão para quase 500. Diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, informou que é a primeira vez que todos os municípios vão poder fazer a transmissão dos resultados eleitorais diretamente para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável pela totalização dos votos. "Uma cidade como Ibirajuba (Agreste) encerrava a votação, pegava o material (mídia da urna) e o transportava para o cartório eleitoral da cidade de Lajedo (Agreste), onde era feita a transmissão dos resultados eleitorais para o TSE.
Agora, isso será feito na própria cidade, sem deslocamento ou filas de espera", garantiu Orson Lemos. Ele reforçou que a segurança do processo está mantida.
“A transmissão é criptografada.
Não adianta inserir em outro computador diferente, porque não vai aparecer nada”, completou. De acordo com Lemos, a expectativa é que todas as cidades pernambucanas terminem a apuração antes das 19h, dependendo apenas da velocidade de apuração do TSE. As informações divulgadas nesta sexta-feira (23), durante entrevista coletiva na sede do TRE-PE, no bairro do Derby, área central do Recife., a maior parte sobre propaganda irregular dos candidatos.
Ainda não foram recebidas denúncias sobre desinformação ou uso de IA. Diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, explica funcionamento dos Pontos de Transmissão Secundários (PTS). Rafael Souza / g1 Pernambuco Números das eleições municipais de 2024 em Pernambuco Total de eleitores - 7.152.871 Feminino – 3.818.448 (53,38%); Masculino – 3.333.844 (46,61%); Não Informado – 579 (0,01%); Eleitores com identificação biométrica - 82,83%; Maior eleitorado: Recife, com 1.219.917 (17,05% do estado); Menor eleitorado: Ingazeira, com 4.368 (0,06% do estado); A maior parcela do eleitorado pernambucano está concentrado na faixa etária entre 45 e 59 anos: 1.785.962 (24,97%); Eleitorado jovem (16 e 17 anos) – 105.464 (1,47%); Acima de 70 anos – 637.878 (8,92%); 1.814 eleitores transexuais ou travestis têm seu nome social no cadastro eleitoral em 2024.
Em 2020 eram 458; Total de eleitores com deficiência – (cada eleitor pode declarar mais de um tipo de deficiência) - 46.326; Total de Zonas Eleitorais em Pernambuco: 122 Total de urnas em Pernambuco para as eleições 2024: 23.979 82 mil mesárias e mesários em Pernambuco.
66,58% (54.525) são do gênero feminino e 33,42% (27.364) do masculino.
Uma pessoa não informou o gênero. Para denunciar SIADE: Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral - https://www.tse.jus.br/eleicoes/sistema-de-alertas SOS VOTO : para denunciar mentiras na campanha - 1491 VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco