Pablo Marçal foi o candidato que mais ganhou eleitores comprometidos entre uma pesquisa e outra (de 22% para 30%); Tabata Amaral foi quem mais perdeu eleitores distantes (de 35% para 25%), e Datena foi o candidato que apareceu com o menor número de eleitores comprometidos (4%).
Boulos, Marçal, Nunes, Datena e Tabata Reprodução/GloboNews Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (20) analisou a afinidade entre os eleitores paulistanos e os candidatos à Prefeitura de São Paulo. Os dados mostram que Guilherme Boulos (PSOL) tem os eleitores mais comprometidos (40%), que 26% dos eleitores de Ricardo Nunes (MDB) se mostraram distantes do candidato, e que Pablo Marçal (PRTB) foi o candidato que mais ganhou eleitores comprometidos entre uma pesquisa e outra (de 22% para 30%). Tabata Amaral (PSB) foi a candidata que perdeu eleitores distantes (de 35% para 25%), e José Luiz Datena (PSDB) foi o candidato que apareceu com o menor número de eleitores comprometidos (4%). Eleitores comprometidos: mencionam espontaneamente sua opção de voto, confirmam seu nome preferido na lista de candidaturas apresentadas, consideram seu candidato o nome ideal para votar e estão altamente motivados para votar nas próximas eleições. Eleitores inclinados: não cumprem alguns desses quesitos, seja por não responderem de forma espontânea em quem irão votar para prefeito, seja por avaliarem que sua escolha se dá por falta de opções ou ainda por não estarem altamente motivados para votar. Eleitores distantes: não mencionaram o nome de seu candidato espontaneamente, escolhê-lo por falta de melhor opção e não indiciaram alta motivação para votar nas próximas eleições. Para chegar nesses três grupos, o Datafolha analisou de forma conjunta a intenção de voto espontânea, a estimulada, a avaliação sobre candidatura ideal e a vontade de ir votar nas próximas eleições. Veja o grau de afinidade dos eleitores com seus candidatos Ricardo Nunes Eleitores comprometidos: 16% (eram 14% na pesquisa anterior) Eleitores distantes: 26% (eram 27%) Eleitores inclinados: 58% (eram 59%) Guilherme Boulos Eleitores comprometidos: 40% (eram 40%) Eleitores distantes: 9% (eram 12%) Eleitores inclinados: 51% (eram 49%) Pablo Marçal Eleitores comprometidos: 30% (eram 22%) Eleitores distantes: 16% (eram 17%) Eleitores inclinados: 54% (eram 61%) Tabata Amaral Eleitores comprometidos: 14% (eram 14%) Eleitores distantes: 25% (eram 35%) Eleitores inclinados: 62% (eram 51%) José Luiz Datena Eleitores comprometidos: 4% (era 1%) Eleitores distantes: 35% (eram 35%) Eleitores inclinados: 61% (eram 64%) Avaliação geral Eleitores comprometidos: 22% (eram 19%) Eleitores distantes: 22% (eram 25%) Eleitores inclinados: 56% (eram 56%) A pesquisa, encomendada pela TV Globo e a Folha de S.Paulo, foi realizada entre 17 e 19 de setembro e entrevistou presencialmente 1.204 pessoas acima de 16 anos na cidade de São Paulo.
A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%.
Registro na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-03842/2024.