Tempo seco e ventos de pré-frontal favorecem propagação de incêndios que atingem todo o estado de São Paulo.
Fumaça encobre sol em Campinas Um fenômeno atmosférico chamou a atenção dos moradores de Campinas (SP) na tarde desta sexta-feira (23).
De acordo com meteorologistas, focos de incêndio que se propagam em todo o estado de São Paulo provocaram uma cortina de fumaça que tomou os céus da metrópole. Essas grandes nuvens de fumaça são provocadas por queimadas e podem se estender por milhares de quilômetros.
Elas são conhecidas como plumas de fumaça e são capazes até de encobrir o sol, como ocorreu no meio da tarde. Para entender como o fenômeno ocorreu, o g1 Campinas conversou com Bruno Bainy, meteorologista Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri). LEIA TAMBÉM: Amazônia tem temporada recorde de queimadas, corredor de fumaça se espalha e afeta 10 estados Tempo seco e chegada de frente fria Segundo Bainy, é comum acontecer o evento nessa época do ano, entre o final de agosto e setembro, por causa das condições de baixa umidade relativa do ar. No entanto, a situação se intensificou nesta sexta por causa de uma pré-frontal, quando os ventos do Noroeste se alinham para Sudeste e ficam mais intensos. “A medida que a frente fria vem avançando pelo Sul do país, ela alinha um escoamento de Noroeste para Sudeste sob o estado de São Paulo que, além de ser bem organizado nos primeiros quilômetros acima da superfície, também se torna mais intenso”, fala. Initial plugin text Entenda fenômeno que deixou céu de Campinas encoberto com fumaça Fernando Evans/g1 Focos de incêndio O meteorologista ressalta que, por meio de imagens de satélite, é possível perceber focos de incêndio de grandes proporções em todo o estado.
Com elas, os ventos, aliado aos outros fatores meteorológicos, contribuem para que o cenário fique mais intenso. Embora as condições climáticas possam tornar mais fácil a ocorrência de um incêndio, geralmente, o fogo não inicia de forma espontânea.
“A grande maioria dos casos é a ação humana que acaba resultando nos focos de incêndio.
Queimadas para limpeza de terreno que acabam perdendo controle, por exemplo”, finaliza. Cortina de fumaça invade Campinas e chega a encobrir o sol VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.