Notícias

Cadeirada em debate, explosões no Líbano, remédios supercaros: todos os episódios da semana de O Assunto

Postado em 21 de Setembro de 2024


O Assunto é o podcast diário do g1.

Perdeu algum? Aproveite o fim de semana para maratonar.

Você pode ouvir O Assunto no g1, no Globoplay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência.

Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar. O Assunto é o podcast diário do g1, apresentado por Natuza Nery, e publicado de segunda a sexta-feira.

Perdeu algum episódio da semana? Você pode aproveitar o fim de semana para maratonar! É só colocar o fone e dar o play! Nesta semana também na apresentação: Julia Duailibi. O Assunto #1302: O voto de olho na crise do clima Dia 6 de outubro, quase 156 milhões de eleitores poderão escolher prefeitos e vereadores, responsáveis pelas políticas públicas nas cidades.

Diante de tantos eventos extremos – caso da trágica enchente no Rio Grande do Sul, da estiagem histórica em quase todo território nacional e dos incêndios devastadores em pelo menos quatro biomas brasileiros – a pauta climática é cada vez mais importante, mas segue escondida na maioria das campanhas e dos debates entre candidatos.

Neste episódio, para explicar as responsabilidades dos municípios sobre a crise do clima e mostrar o que são as boas práticas para a área ambiental, Natuza Nery recebe dois convidados: Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima, rede formada por 120 organizações da sociedade civil, e Rodrigo Iacovini, doutor em planejamento urbano e regional e diretor do Instituto Pólis. O Assunto #1303: Cadeirada e xingamentos - a política no fundo do poço No debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo realizado pela TV Cultura, Pablo Marçal (PRTB) e José Luiz Datena (PSDB) protagonizaram uma das cenas mais absurdas da história recente da política brasileira: Marçal acusou Datena de ser estuprador, e o tucano reagiu com uma agressão física, atingindo o candidato do PRTB com uma cadeirada.

É o momento mais baixo de uma campanha que já registrou diversas ofensas e xingamentos entre os candidatos.

“É um radicalismo e uma truculência que estão crescendo em todo o mundo”, afirma Fernando Abrucio, doutor em ciência política pela USP, professor da FGV-SP e colunista do jornal Valor Econômico.

Convidado de Natuza Nery neste episódio, Abrucio alerta para a crescente radicalização que já ultrapassa as barreiras da política e atinge a sociedade como um todo – fomentada pelas redes sociais, onde candidatos “usam essa lógica para lacrar e ganhar força”.

Abrucio enumera ainda outros fatores que levaram o debate político ao fosso da civilidade: a desconexão da classe política das "urgências” da vida real dos cidadãos; a ineficácia do combate às mentiras e às fake news; e o crescimento de quadros extremistas e autodeclarados políticos “antissistema”. O Assunto #1304: Superquarta - juros em direções opostas no Brasil e nos EUA O dia é de expectativa no mundo inteiro.

O Fed, banco central americano, deve reduzir a taxa de juros por lá depois de mantê-la no nível mais alto das últimas duas décadas (entre 5,25% e 5,5% ao ano) por 14 meses.

A decisão reverbera na economia global, e impacta no preço do dólar e no fluxo dos investimentos – o Brasil é um dos países que pode se beneficiar.

Aqui, no entanto, a expectativa é de que o Comitê de Política Monetária (Copom) anuncie alta de 0,25% ou 0,50% na Selic, atualmente em 10,50% ao ano – taxa que faz do Brasil o país com o terceiro maior juro real do mundo.

Neste episódio, o convidado de Natuza Nery é Sergio Lamucci, editor-executivo do jornal Valor Econômico.

Ele explica a tentativa da autoridade monetária dos EUA de realizar um “pouso suave” na taxa de juros.

Lamucci também apresenta os impactos positivos e negativos de uma Selic ainda mais alta e comenta as expectativas do mercado para a próxima gestão do Banco Central – que deve ser presidido por Gabriel Galípolo, atual diretor de política monetária da autarquia. O Assunto #1305: Explosões no Líbano e o serviço secreto de Israel A quarta-feira (18) foi marcada por uma série de explosões de walkie-talkies no Líbano, com dezenas de mortes e centenas de feridos.

Na véspera, o país já tinha vivido um dia de terror, quando 3 mil pagers de integrante do grupo Hezbollah também explodiram, deixando mortos e feridos.

Os dois dias de explosões em série apontam para Israel – mais precisamente ao serviço de inteligência Mossad, responsável por ações que parecem cena de filme.

Para entender o que se sabe sobre as ações em solo libanês e o modus operandi do serviço secreto israelense, Julia Duailibi conversa com o jornalista Guga Chacra.

Comentarista da Globo e da GloboNews e colunista do jornal O Globo, Guga relembra outras ações do Mossad.

Ele explica ainda as consequências do que Israel diz ser uma “nova fase” do conflito contra o Hezbollah e o que esperar do conflito no Oriente Médio nos próximos dias. O Assunto #1306: Remédios supercaros – o acesso após decisão do STF O processo de um paciente para que o sistema público de saúde fornecesse a ele medicamentos de alto custo, em Santa Catarina, subiu à instância mais alta da Justiça brasileira.

No Supremo, o ministro Gilmar Mendes apresentou a proposta que estabelece de vez as regras para o acesso a remédios que estão fora do alcance do Sistema Único de Saúde – seja por falta de aprovação técnica, seja por falta de viabilidade orçamentária.

A Corte já formou maioria para aprovar o texto.

A expectativa é que, com a decisão sobre a tese de repercussão geral, haja pelo menos dois efeitos diretos: pacificar os processos ligados ao direito à saúde que chegam ao Judiciário (foram mais de 560 mil apenas em 2023) e definir, entre estados e União, quem pagará a conta.

Neste episódio, os entrevistados de Natuza Nery para avaliar a medida e apontar a repercussão dela dentro do SUS são José Gomes Temporão, médico, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz e ministro da Saúde entre 2007 e 2010, e Walter Cintra Ferreira Júnior, médico sanitarista e professor do FGVSaúde. VEJA CORTES DO ASSUNTO EM VÍDEO O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski.

Apresentação: Natuza Nery.

Nesta semana também: Julia Duailibi. Natuza Nery comanda o podcast O Assunto g1

ENDEREÇO
Rua Lote Villa Unicap
S/N - Centro,
Rio Formoso - PE
CEP 55.570-000
Top Rio FM © Copyright 2024
© 2024 Top Rio FM 90,5. Todos os direitos reservados