Parceria entre o Sebrae e a direção do órgão visa possibilitar ferramentas que ajudem na reintegração à sociedade Juazeiro
Ivan Cruz para ML Comunicação
O Sebrae Bahia em parceria com o Conjunto Penal de Juazeiro realiza, até o final de agosto, oficinas de empreendedorismo com objetivo de preparar os participantes para a reintegração na sociedade.
A atividade, que envolve a participação de 27 internos, traz conteúdos que vão proporcionar conhecimentos que facilitarão a ressocialização daqueles que buscam uma nova perspectiva de vida. A primeira oficina aconteceu dia 19 de agosto, com o tema “Empreendedorismo na Prática”.
Já no dia 21, o assunto foi “Gestão Financeira: dicas para quem está iniciando um negócio”.
Os próximos encontros acontecem dia 27, com o tema “Construindo um Empreendimento com Êxito” e no dia 29, com “Vendas e Utilização de Mídias Digitais”. “O Conjunto Penal de Juazeiro almeja, com a parceria CPJu e Sebrae, disponibilizar aos reeducandos oportunidades de mudança, pautada no trabalho.
O Sebrae realiza a preparação com informações de empreendedorismo, como ferramenta de transformação e posteriormente eles serão inseridos em cursos profissionalizantes, agregando o conhecimento na prática”, diz a assistente social Jamile Cristina Ferraz. Jamile Ferraz elencou os critérios utilizados para selecionar o público desta formação.
“Inicialmente é feito um filtro jurídico, sendo selecionados os reeducandos que possuem uma progressão de regime com data próxima.
Posteriormente, é feita uma análise de perfil, sendo finalizada com um atendimento social individualizado, onde é explicada a proposta e a duração do curso.
Nessa primeira, etapa foram selecionados os reeducandos do sexo masculino.
Na segunda etapa, que acontecerá em setembro, as mulheres serão inseridas”, finaliza. Os participantes absorveram o propósito da direção em parceria com o Sebrae, dentro da política de ressocialização do Governo do Estado. E.
A.
S.
é natural de Brasília (DF).
Seu pai tem uma mini mercearia, mas ele pretende investir em logística.
Hoje ele é motorista profissional e seu sonho é ter um veículo para transportar cargas.
“Essa iniciativa da direção do presídio com o apoio do Sebrae é uma oportunidade única para qualificar a todos nós no retorno à vida normal, para a formação da nossa família”, afirma. J.
R.
A.
é baiano de Jacobina e considera o curso uma ótima oportunidade.
“É um presente divino da nova direção do conjunto penal que viu em nós uma capacidade de crescer, de nos tornarmos pessoas melhores e termos uma vida nova quando nós sairmos daqui.
Acredito que empreender vai me ajudar a ser um bom cidadão, produtivo para mim, para a minha família e para a sociedade.
Entendo que temos que aproveitar essa oportunidade”, diz. Carlos Cointeiro, gerente da unidade regional do Sebrae em Juazeiro, acredita que as atividades oportunizam àqueles que estão em processo de ressocialização o conhecimento sobre as atividades empreendedoras e como essas atividades podem contribuir para a integração do indivíduo na sociedade.
“É uma oportunidade perfeita para trabalhar as características empreendedoras, exercitar o planejamento e a organização financeira”, conclui.