Previsão é de que cidades como Jataí, Rio Verde, São Simão e Mineiros marquem até 39°C Calor em Goiânia deve continuar nos próximos dias
Divulgação/Prefeitura de Goiânia
Uma onda de calor deve chegar à região sudoeste de Goiás deixando as temperaturas mais elevadas a partir deste domingo (22), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A previsão é de que cidades como Jataí, Rio Verde, São Simão e Mineiros marquem até 39°C, conforme explicou Elizabeth Ferreira Alves, coordenadora do Inmet Goiás.
Ao todo, as temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média.
"A média de Jataí, que é 33°C, pode chegar a 38°C ou 39°C, permanecendo de domingo a terça, caracterizando assim a onda de calor”, explicou Elizabeth. Esta é a segunda onda de calor registrada no estado apenas no mês de setembro.
No último dia 12, o fenômeno elevou em cerca de 3°C as temperaturas em todo o estado.
Calor segue em Goiás Nas demais regiões do estado, o clima deve continuar quente, com termômetros marcando temperaturas na casa dos 38°C.
Até o momento, segundo o Inmet, não há previsão de chuva para nenhuma cidade goiana, até o próximo sábado (28), quando o cenário climatológico deve começar a mudar no estado.
No domingo, o dia será de sol com muitas nuvens, principalmente no período de tarde e noite.
A temperatura deve seguir o padrão do dia anterior. Veja a previsão do tempo por regiões: Região Oeste Mínima: 22°C Máxima: 40°C Umidade do ar: entre 55% e 14% Região Norte Mínima: 23°C Máxima: 39°C Umidade do ar: entre 55% e 14% Região Leste Mínima: 17°C Máxima: 38°C Umidade do ar: entre 55% e 14% Região Sudoeste Mínima: 18°C Máxima: 38°C Umidade do ar: entre 55% e 14% Região Central Mínima: 19°C Máxima: 37ºC Umidade do ar: entre 55% e 14% Região Sul Mínima: 19°C Máxima: 36ºC Umidade do ar: entre 55% e 14% Umidade do ar Apesar das chuvas dos últimos dias, o índice de umidade do ar continua baixo, considerado preocupante já que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal é entre 50% e 60%, para o bem-estar e saúde humana.
Além disso, de acordo com Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a qualidade do ar está em nível regular "ruim", sendo impactada principalmente pelas queimadas. Cuidados com a Saúde O médico Márcio Paiva explicou que, para aumentar a umidade do ar, é recomendado o uso de umidificadores ou "pendurar toalhas molhadas em varal dentro de casa, para aliviar o desconforto nas vias respiratórias". Além disso, disse para usar ar-condicionado de maneira moderada.
Ele também recomenda o uso de hidratantes para a pele e afirma que banhos muito quentes ou frios podem piorar o ressecamento da pele.Sobre a quantidade de água a ser ingerida, ele afirma que é necessário beber água mesmo sem sentir sede. A sede é um sinal de que o corpo já está desidratado.
Uma dica é beber um copo de água pequeno de hora em hora, para criar o hábito.
Evitar acumular e beber grandes quantidades de líquidos.
Uma dica é acompanhar a cor da urina, quando sair com o cheiro forte e escura, indica falta de água", recomendou o médico. Confira, abaixo, orientações do Ministério da Saúde para manter a hidratação e proteção do corpo durante o período seco: Hidratação é fundamental Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede; Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar; Faça refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes; Crianças, idosos e pessoas com alguma comorbidade podem não sentir sede. Cuidados coletivos e em casa Se possível, feche cortinas e/ou janelas mais expostas ao calor e facilite a circulação do ar; Abra as janelas durante a noite; Utilize menos roupas de cama e vista-se com menos roupas ao dormir, sobretudo, em bebês e pessoas acamadas; Informe-se periodicamente sobre o estado de saúde das pessoas que vivem só, idosas ou com dependência, que vivam perto de si e ajude-as a protegerem-se do calor; Mantenha ambientes úmidos com umidificadores de ar, toalhas molhadas ou baldes de água. Primavera A primavera começa às 9h44, horário de Brasília, do próximo domingo (22) e se estende até 21 de dezembro.
A expectativa é que a nova estação aumente a umidade do ar em praticamente todo o País, principalmente na região Centro-Oeste, segundo o Inmet.
Em Goiás, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o início da primavera será marcado por chuvas irregulares, principalmente nos meses de setembro e outubro, e pela temperatura acima da média climatológica.
No entanto, as chuvas vão contribuir para a melhora da umidade relativa do ar e da qualidade do ar no Estado.