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Produzido na Grande SP copo americano é considerado um 'ícone pop' da cultura brasileira

Postado em 22 de Setembro de 2024


Artigo de vidro criado há mais de 70 anos por um brasileiro é referência do design nacional.

O g1 foi até a fábrica que produz o artigo, em Suzano, para entender os motivos que levaram o copo americano a ganhar lares, bares e o coração de milhões de brasileiros.

Copo americano é considerado um 'ícone pop' da cultura brasileira Ícone da cultura popular brasileira.

Esse é o status que um modelo de copo criado no Brasil, mas que é chamado de “americano”, adquiriu ao longo do tempo.

Considerado um “xodó” por apreciadores de cerveja e café, ou até mesmo de quem o utiliza como porta-canetas ou padrão de medida para receitas culinárias, o copo americano é um símbolo nacional. O g1 foi até a fábrica que produz o artigo multiuso, em Suzano, na Grande São Paulo, para entender os motivos que levaram o copo americano a ganhar lares, bares e o coração de milhões de brasileiros (assista o vídeo abaixo). Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp “Ele é popular por toda a sua simplicidade, essa é a definição ideal para o copo americano.

Foi caindo no uso, no gosto, todo mundo foi comprando.

Um artigo simples, bonito, que tem um desenho diferenciado, e por tudo isso ele foi virando a utilidade doméstica de vidro mais pop do Brasil” diz Patricio Figueiredo, conselheiro de Administração da Nadir e sobrinho-neto de Nadir Figueiredo, fundador da empresa criadora do produto. Café servido no copo americano Reprodução/g1 Copo "americano", mas 100% brasileiro A empresa idealizadora e dona da marca “copo americano”, desenvolve produtos a partir do vidro desde os anos 1910.

Mas a criação mais popular passou a ser fabricada décadas mais tarde, após uma viagem do fundador da companhia à Terra do Tio Sam. “Mas em 1947, o Nadir Figueiredo vai aos Estados Unidos e traz a primeira prensa automática para fazer copos para o Brasil.

E por que virou copo americano? Porque a máquina era americana, e esse foi o primeiro copo feito naquela máquina.

Então, o copo da máquina americana virou copo americano, alcunhado dessa forma”, explica Figueiredo. Em Belo Horizonte, na capital mineira, a peça é conhecida por outro nome: “copo lagoinha”, uma referência ao bairro Lagoinha, onde se popularizou.

Além disso, o produto é considerado patrimônio da cidade. “Caiu no gosto, e aí já é minha interpretação pessoal, por conta do meu gosto de tomar uma cerveja gelada, porque na garrafa de 600 ml, pela sua volumetria, ele dá quatro copos de cerveja geladinha, que não esquenta, e quatro amigos tomam uma boa cerveja mantendo ela bem refrigerada, na temperatura ideal”, ressalta Figueiredo. Copo americano é sucesso nos bares e padarias de todo o Brasil Reprodução/g1 LEIA TAMBÉM: Copo Americano? Nada disso, aqui é Copo Lagoinha; ícone de Belo Horizonte completa 75 anos Lagoinha ou americano? Copo xodó da capital dos bares foi criado por mineiro e é favorito de muitos fãs da cerveja Copo Lagoinha vira 'estrela' de exposição em Belo Horizonte Artigo multiuso Segundo Figueiredo, o produto foi idealizado justamente com a intenção de ser multiuso, de fácil manuseio e de baixo custo. “Ele serve da cachaça ao cafezinho, da cerveja ao refrigerante, do suco à água, o que você quiser fazer.

A tirar medida de receita, medida de máquina de lavar louças, lavar roupas.

Serve como porta-lápis, porta-caneta, porta-clips.

Acho que a grande utilidade dele é que ele é multiuso (risos).

Você pode usar para qualquer coisa dentro da sua casa”. Em 2010, a Nadir chegou à marca de 6 bilhões de copos americanos produzidos.

Segundo Figueiredo, são 400 copos fabricados por minuto e cerca de 144 milhões de copos vendidos por ano. "No copo americano eu tomo tudo, água, cerveja, café com leite.

Acho que o gosto fica até melhor.

Ele é barato e é prático.

Qualquer pessoa que tenha acesso a ele financeiro ele serve”, diz Ricardo Campiro, sócio-proprietário de uma padaria no Centro de Suzano. A popularidade do copo levou a empresa a criar uma linha de utensílios domésticos de vidro com mais de 40 produtos, como jarras, potes, vasilhas e diversos modelos de copos a partir do design do formato original. Copo lagoinha, ou americano, como é conhecido em outros lugares do Brasil. Reprodução/TV Globo Símbolo brasileiro Em 2022, o copo americano completou 75 anos de vida.

O design do item tridimensional que representa a cultura brasileira também já rendeu reconhecimentos nacionais e internacionais, como uma mostra no Museu de Arte Moderna de Nova York.

“Numa exposição de ícones de design mundial, do Brasil um dos escolhidos foi o copo americano.

Estava lá como representante do design brasileiro.

Já teve exposição no Japão, e volta e meia ele é chamado a ser um representante do design [do Brasil]”, conta Figueiredo, que vê a fama e popularidade do produto relacionado à versatilidade do uso. Para Patricio Figueiredo copo americano é um produto versátil Rubens Guilherme Santos/g1 “Eu acho que ninguém cria achando que vai fazer o maior sucesso do mundo, criar um ícone do jeito que ele se transformou.

Não, acho que foi a própria simplicidade do desenho, era mais fácil para iniciar uma produção de um copo com esse desenho, e, por isso, ele foi desenvolvido.

Um mesmo artigo, um mesmo produto, diversos usos, dependendo do momento que você tiver.

Serve para tudo mesmo, depende da sua criatividade, você que vai dizer para o que ele é adequado”, finaliza Figueiredo. Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

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