Especialistas afirmam que tonalidade é causada por partículas e gases que vêm da fumaça de queimadas em outras regiões do estado e do país.
Sol avermelhado chama a atenção de moradores em São José dos Campos, SP Reprodução/TV Vanguarda Moradores de São José dos Campos registraram, nos últimos dias, uma coloração mais avermelhada do Sol na cidade. Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp Segundo os registros, a intensidade da cor avermelhada do Sol chamou a atenção durante o amanhecer e o entardecer em São José. De acordo com especialistas, a tonalidade do Sol é resultado da presença de partículas e gases que vêm da fumaça de queimadas de outras regiões do estado de São Paulo e do país, como o Pantanal e a Amazônia. Veja abaixo algumas imagens: Sol avermelhado chama a atenção de moradores em São José dos Campos, SP Reprodução/TV Vanguarda Sol avermelhado chama a atenção de moradores em São José dos Campos, SP Reprodução/TV Vanguarda Na prática, a coloração do Sol é indicativo do quanto a atmosfera está poluída, logo, quanto mais poluído o ar, mais vermelho é o tom do Sol.
E quanto mais ao horizonte o Sol se encontrar, mais vermelho vai parecer, por conta do reflexo da luz nas partículas de poluição. Outros fatores que podem alterar a coloração do Sol são as condições meteorológicas, a falta de chuvas e o transporte de poluição de outras regiões que chegam no estado e também contribuem para o fenômeno Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina