Visitantes da Festa do Peão de Barretos tiveram problemas para chegar ao evento nesta sexta-feira (23), por conta dos incêndios que atingiram pelo menos 30 cidades do estado e deixaram o governo em alerta.
As cortinas de fumaça deixaram o trânsito lento e obrigaram os motoristas a fazerem desvios para acessar o parque.
Pelo menos cinco rodovias cortam a cidade, passando por Miguelópolis (SP) e Guaíra (SP).
De Nova Granada (SP), munícipio que fica a 120 km de Barretos, o casal Gabrieli Matosani e Rafael Souza teve uma experiência de lentidão até a festa.
“Nós passamos por vários trechos com fogo, mas a fumaça era o mais preocupante porque estava atrapalhando os motoristas.
Ficamos durante 30 minutos andando numa velocidade máxima de 40km/h”, relatou Rafael.
Gabrieli reforçou que os carros de apoio estão por toda a rodovia pelo trecho que percorreram. Muitos visitantes da festa ficam hospedados em Olímpia (SP), a 50 km de distância.
Segundo o grupo de amigos Ronan e Fabíola Melo, Vicente Júnior e Carla Cristina, apesar do trânsito lento, não houve maiores transtornos pelo caminho.
“Não passamos por trechos com fumaça, nem fogo, mas o trânsito lento pede que o motorista redobre a atenção e tenha paciência”, relatou Vicente.
Incêndios na região de Barretos, SP, mudaram paisagem no Parque do Peão Érico Andrade/g1 Para quem vem da capital, também é necessário paciência para percorrer o trajeto e acessar possíveis desvios, como aconteceu com Ana Luiza Lima, Ana Clara Viana e Luiz Celani, que, ao passarem por Jaboticabal (SP), notaram um trecho fechado.
“Precisamos desviar por uma estrada de terra e o trecho que percorreríamos em cerca de uma hora, aumentou praticamente o dobro,” contou Luiz, motorista do trio. Público da Festa do Peão de Barretos teve dificuldade pare chegar por causa dos incêndios na região Giovanna Rovari/g1 No trecho de Colina (SP), Agnaldo Fávero, a esposa Neide e o neto Enrico, viram o caminho ficar lento e o trajeto que fariam em cerca de 20 minutos, levou mais do que o dobro do tempo. “O trecho era asfáltico, não precisamos pegar estrada de terra e também não tinha fumaça na pista, mas a lentidão é algo que o motorista precisa estar preparado para que todos cheguem em segurança”, relatou Agnaldo.
Incêndios O governo do Estado de São Paulo informou que instalou um gabinete de crise para ações de combate contra os incêndios que atingem o interior. Trinta municípios estão em alerta máximo para grandes queimadas e, segundo o estado, devem ter a atenção redobrada.
Há focos ativos de incêndio na maioria destas cidades, além de baixa umidade do ar e risco elevado com a onda de calor que atinge todo o estado. Em nota encaminhada ao g1, a pasta informou que a ação de monitoramento e controle conta com técnicos da Defesa Civil do Estado e das secretarias da Segurança Pública (SSP), Agricultura e Abastecimento e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). Municípios em alerta máximo para incêndios: Alumínio Araraquara Bernardino de Campos Boa Esperança do Sul Dourado Iacanga Itápolis Itirapina Jaú Lucélia Monte Alegre do Sul Monte Azul Paulista Nova Granada Piracicaba Pirapora do Bom Jesus Pitangueiras Poloni Pompeia Pontal Presidente Epitácio Sabino Salmourão Santo Antônio da Alegria Santo Antônio do Arancanguá São Bernardo do Campo São Simão Sertãozinho Taquarituba Torrinha Ubarana Saiba tudo sobre a Festa do Peão de Barretos