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Glocal Amazônia destaca importância da inclusão da educação indígena no Brasil

Postado em 23 de Agosto de 2024


Tema foi abordado na conferência ‘Educação Transformadora: Inclusão e Qualidade na Amazônia’.

Glocal 2024 debate a importância da inclusão da educação indígena no Brasil Divulgação A inclusão da educação indígena no Brasil está garantida pela Constituição Federal de 1988, que assegura às comunidades indígenas o direito a uma educação específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária.

Este tema foi abordado na conferência ‘Educação Transformadora: Inclusão e Qualidade na Amazônia’, realizada no segundo dia do ‘Glocal Experience Amazônia’, nesta sexta-feira (23), no Contemporâneo Eventos, em Manaus. Ana Claudia Martins Tomás, conhecida como professora Claudia Baré, indígena da etnia Baré, foi uma das palestrantes do debate.

Artesã e multiartista, Claudia encontrou sua vocação na educação e foi uma das líderes na criação do Espaço Cultural Indígena Uka Mbuesara Wakenai Anumarehit (Parque das Tribos) em 2014. Durante o evento, Claudia compartilhou sua experiência acadêmica e a importância de inserir a cultura indígena no ambiente escolar. “Sempre busquei incluir a língua indígena, seja por meio de palavras ou arte cênica, dentro da sala de aula.

É fundamental que os jovens indígenas se conectem com sua cultura e herança,” afirmou.

Ela também destacou a relevância de criar peças que abordem temas indígenas. Alunos do Instituto de Educação do Amazonas (IEA) assistiram à palestra com atenção.

Claudia enfatizou a importância de os jovens, especialmente aqueles com ascendência indígena, se comprometerem com a educação dos povos originários. A Secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, também participou da discussão e falou sobre os desafios de oferecer educação de qualidade no Amazonas.

“Compartilhei exemplos dos trabalhos desenvolvidos no Estado e a importância de disseminar o conhecimento necessário,” disse. Arlete destacou o projeto ‘Escola na Floresta’, iniciado em julho deste ano na comunidade Bom Jesus do Angelim, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de São Sebastião do Uatumã, Amazonas.

Esta é a primeira escola do tipo no Brasil, com capacidade para 200 alunos, divididos entre tempo integral e período noturno. “Os desafios são imensos, especialmente no vasto território do Amazonas.

Utilizamos diversos recursos, como o Centro de Mídia, que atende mais de duas mil salas em comunidades do estado,” concluiu a secretária.

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