Candidato do Republicanos à Prefeitura de Santos (SP) foi o primeiro a participar da série de entrevistas do JT1.
Confira a entrevista com o candidato a Prefeitura de Santos, Rogério Santos O candidato à Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, Rogério Santos, do Republicanos, participou de sabatina nesta segunda-feira (23), no JT1, e falou sobre o prazo das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além dos investimentos feitos na saúde e no Porto de Santos. Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp. Ele é o primeiro candidato à administração municipal a participar da série de entrevistas do JT1, que também está sendo transmitida ao vivo no g1.
A cidade tem quatro concorrentes: Nando Pinheiro (Avante), Rogério Santos (Republicanos), Rosana Valle (PL) e Telma de Souza (PT).
A ordem das participações foi definida em sorteio.
"Os primeiros anos foram de pandemia, mas, mesmo assim, a gente entregou aquilo que a gente priorizou, que a gente tinha de compromisso.
Por isso, essa vontade de querer fazer mais ainda pela cidade de Santos", afirmou Rogério Santos. Rogério Santos, do Republicanos, é o primeiro da série de entrevistas do JT1 Alexsander Ferraz/AT Eleições 2024 em Santos (SP): veja os candidatos a prefeito e a vereador Candidatos à Prefeitura de Santos participam de debate na TV Tribuna; vote e escolha os temas a serem discutidos Jornalista Rodrigo Nardelli entrevista candidato a Prefeitura de Santos, Rogério Santos Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal Reeleição Rogério afirmou que ser prefeito é a profissão que ele escolheu desde jovem.
O candidato lembrou que trabalhou por anos com gestão pública até se tornar secretário de governo do ex-prefeito e atual deputado federal, Paulo Alexandre Barbosa.
Agora, o candidato disse querer reafirmar o compromisso com a cidade, caso seja reeleito.
"Saber fazer gestão, e esse é o meu compromisso com a cidade, essa é a profissão que eu escolhi.
Por isso [quero], mais uma vez, ser prefeito para que Santos continue avançando", disse ele.
Metas Durante a entrevista, ele afirmou que 90% das metas estabelecidas no último plano de governo, de quando foi eleito, foram cumpridas ou estão prestes a ser concluídas, embora no portal da prefeitura conste que 57% dos objetivos, de fato, foram concretizados.
De acordo com o candidato, as prioridades dele durante a gestão foram a educação em período integral, as obras de infraestrutura, além da geração de emprego e agenda de empreendedorismo.
"A gente teve realmente dificuldade por mais de um ano, um ano e pouco de pandemia, [de] buscar recursos.
Alguns projetos perderam sentido, outros projetos dependiam de outras esferas, mas a gente chega a 90% das metas cumpridas", reforçou. Educação Rogério destacou que o gasto com educação aumentou devido à implantação da escola período integral.
Por outro lado, ele explicou que a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) diminuiu por conta da reprovação dos alunos durante a pandemia da Covid-19.
"Durante a pandemia, alguns municípios optaram por uma progressão, ou seja, passar de ano, de maneira automática.
Nós, através do conselho das escolas, [levamos em conta o que] muitos pais falaram: 'Não, eu não quero que o meu filho passe sem os conteúdos', nós tivemos uma reprovação", explicou ele.
VLT O candidato explicou que o VLT é de extrema importância para Santos, principalmente pela visibilidade e investimento que terá no Centro da cidade.
Sobre o atraso das obras, que ultrapasso um ano do prazo de entrega, Rogério disse que tem cobrado constantemente o governo do estado, que é responsável pela contratação dos serviços.
"Eu cobro o tempo todo, mas a caneta, quem pode dar sanção, é o governo do estado, e a gente vem fazendo de tudo", disse ele.
Rogério acrescentou que investiu em operadores de trânsito e fez uma lei permitindo trabalho de madrugada em áreas não residenciais.
Porto de Santos Rogério disse que faz reuniões constantes com o governo do estado e com a Autoridade Portuária de Santos (APS) para investimentos no cais santista, como a ligação seca entre Santos e Guarujá.
No novo plano de governo, o prefeito fala sobre a implantação da zona portuária de exportação na Área Continental do município.
Durante a entrevista, ele explicou que este é um programa do Governo Federal com incentivos fiscais e investimentos.
"É uma indústria ali na base do Porto, onde vêm produtos importados sem taxação de impostos e também produtos originais do Brasil, com uma redução de carga tributária menor", explicou Rogério sobre este projeto.
Para conseguir mão de obra especializada no cais santista, Rogério destacou que conseguiu a primeira faculdade da Zona Noroeste.
De acordo com ele, a prefeitura já cedeu um terreno para o estado iniciar a construção que, ainda segundo ele, terá um investimento de R$ 40 milhões.
"Não é só em Santos essa dificuldade [de mão de obra], é no Brasil todo e a gente tem essa grande chance, essa grande universidade.
Somos um polo universitário, essa é a nossa característica", disse ele.
Saúde Rogério quer construir novas unidades de saúde na cidade.
"A hora que você monta mais estruturas, você aumenta o fluxo e a capacidade de atendimento", explicou ele.
"Santos é uma das poucas cidades no mundo que ninguém morreu por falta de atendimento na Covid-19.
Nova York, Tóquio, Lisboa, São Paulo, Manaus, muitas cidades, a maioria morreu por falta de vaga em UTI.
Santos não aconteceu, isso é fruto de boa gestão e investimento", disse o prefeito.
Em relação às especialidades médicas que os moradores precisam, o candidato destacou que a cidade tem dificuldades de conseguir profissionais porque eles preferem atuar em consultórios ao invés do serviço público. Moradores em situação de rua Ao ser questionado sobre o projeto Levante a Partir das Calçadas, que foi aprovado em primeira discussão na Câmara Municipal mas não teve continuidade, ele explicou que as leis precisam mudar para que a prefeitura consiga resolver o problema dos moradores em situação de rua na cidade.
"O que eu não posso fazer é mágica, porque eu não sou mágico, nem super-herói, e não posso cometer ilegalidades.
O que dá para fazer? É que os deputados e os senadores mudem as leis conforme a população quer", afirmou.
Ele destacou que a administração municipal oferece abrigo, alimentação e oportunidade de emprego para aqueles que querem sair das ruas.
Por outro lado, a Guarda Civil Municipal (GCM) realiza operação com as polícias Civil e Militar para outros que estão nas ruas cometendo crimes.
Habitação Rogério afirmou que habitação é a área que mais investiu.
De acordo com ele, 3.888 unidades habitacionais estão em andamento, sendo que já entregou quase 1.500 e tem 1.116 para começar.
O candidato disse, ainda, que fez mais de 1.300 regularizações fundiárias nestes quase quatro anos.
"Aquilo que eu me comprometi, eu estou fazendo [...].
Conjuntos habitacionais não é o município que faz sozinho.
Você tem que buscar dinheiro.
Agora, vou assinar com o Governo Federal mais de R$ 190 milhões para investimentos, por exemplo, no [bairro] São Manuel", finalizou.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos