Notícias

Não limpar garrafas de água direito pode causar problemas de saúde; aprenda higienização correta

Postado em 24 de Agosto de 2024


Especialista explica com qual frequência limpeza precisa ser feita.

Confira o passo a passo.

Garrafa d'água precisa ser higienizada com frequência A falta de higienização frequente das garrafas de água pode gerar problemas à saúde, com risco de acúmulo de bactérias e fungos no produto.

O contato diário com o utensílio ajuda bactérias da boca a se juntar à água.

Siga o canal do g1 PR no WhatsApp Siga o canal do g1 PR no Telegram À RPC, o professor Benício Ferreira da Silva Filho, biomédico especialista em análises clínicas, alerta que um simples enxágue com água não mantém a garrafa limpa.

“O fato de abrir e simplesmente fazer o enxágue, mesmo que seja com água quente, sem fazer uma higienização, não vai adiantar muito”, explica.

Confira como manter a garrafa d’ água higienizada corretamente Garrafa d' água Freepik De acordo o especialista, a limpeza tem que ser feita diariamente com sabão, água quente, e uma escova.

Na tampa, o cuidado tem que ser redobrado, com foco na higienização na parte inferior do produto.

Após a lavagem, a garrafa precisa ser secada, para evitar a proliferação de microrganismos na umidade.

A secagem pode ser feita com uma toalha ou deixando a água escorrer com o utensílio de cabeça para baixo.

LEIA TAMBÉM: Susto: Avião monomotor faz pouso forçado em área rural do Paraná Destruição: Incêndio atinge casa de shows em Curitiba É verdade: Jovem pesca Pintado de quase dois metros no rio Ivaí: '40 minutos de briga' Quanto mais partes pequenas o produto tiver, maior tem que ser o cuidado na limpeza, já que a chance de acúmulo de microrganismo na garrafa aumenta.

"Da mesma forma que escovamos os dentes todos os dias e nos preocupamos com a higienização, com as garrafinhas também que termos esse cuidado diariamente", diz Benício.

Calculadora da água: descubra quanto você deve beber por dia Qual é a quantidade certa de água que devemos beber por dia? Existe uma fórmula que indica o consumo diário (veja detalhes neste texto), mas você pode descobrir o total com a calculadora abaixo: Em média, um adulto precisa beber 2 litros de água por dia.

Mas não há uma fórmula única para todo mundo: a quantidade pode variar conforme o peso ou se a pessoa faz algum esporte, por exemplo. É possível fazer um cálculo individual: multiplicar 35 ml pelo peso do seu corpo.

Por exemplo: uma pessoa que pesa 55 quilos deve tomar pelo menos 1,9 litro diariamente.

Mas você não precisa fazer a conta: use a calculadora abaixo. De acordo com médicos ouvidos pelo g1: Água é insubstituível: o ideal é que esses dois litros sejam apenas de água, sem contar a que está presente em alimentos ou outras bebidas que podem ser ingeridas ao longo do dia A melhor hidratação é feita de forma gradual: ou seja, beba pequenas quantidades de água durante a manhã, tarde e noite.

Faz mal para a saúde ficar o dia todo sem beber uma gota e, à noite, tomar um litro de uma vez só. Para pessoas que suam mais, estão em locais quentes e secos ou praticam esportes e atividades físicas, o consumo de água diário pode aumentar para 3,5 até 4 litros. Há pessoas que possuem restrições na ingestão de água e, por isso, podem beber apenas 1 ou 1,5 litro por dia.

É o caso de pacientes com problemas cardíacos específicos ou outras comorbidades. Por que é bom beber água Wagner Magalhães/Arte g1 VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná Leia mais notícias em g1 Paraná.

ENDEREÇO
Rua Lote Villa Unicap
S/N - Centro,
Rio Formoso - PE
CEP 55.570-000
Top Rio FM © Copyright 2024
© 2024 Top Rio FM 90,5. Todos os direitos reservados