Incêndio de grandes proporções atingiu o trecho da cidade na Serra da Bocaina durante a semana e área segue sendo monitorada pelas autoridades.
Bombeiros combatem incêndio em Bananal Gil Silva/Arquivo Pessoal Bananal está em alerta máximo para a possibilidade de queimadas.
A cidade do Vale do Paraíba é monitorada pela Defesa Civil de São Paulo, que instalou um gabinete de crise para ações de combate contra os incêndios que atingem o interior no fim desta semana. Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp De acordo com a Defesa Civil, 34 cidades do estado estão em alerta máximo - ao menos por enquanto, Bananal é o único município da região que compõe a lista oficial, mas o tempo seco facilita o surgimento de incêndios nas demais cidades.
Nesta sexta, foram registrados incêndios em cidades como Tremembé e São Luiz dos Paraitinga.
Durante a semana, um grande trecho da cidade na Serra da Bocaina registrou incêndio de grandes proporções ao longo desta semana.
A estimativa é de que área atingida seja de cerca de 476 campos de futebol. As chamas foram extintas nesta sexta-feira (23), mas a região segue sendo monitorada pela Defesa Civil por sofrer com baixa umidade do ar e seguir com elevado risco de novos incêndios por conta da onda de calor que afeta o estado. Toda a operação da Defesa Civil em São Paulo conta com mais de sete mil profissionais e voluntários, que estão mobilizados no combate às chamas. Fogo volta a atingir a Serra da Bocaina, em Bananal Orientações A Defesa Civil também divulgou as seguintes orientações à população em relação às queimadas.
Veja: Ao avistar um foco de incêndio ou fumaça densa, saia imediatamente da área e busque abrigo seguro Informe o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199) Redobre a atenção ao dirigir Evite atravessar áreas com cortinas de fumaça e fogo.
Caso seja inevitável, reduza a velocidade, mantenha os faróis baixos acesos e uma distância segura do veículo à frente Evite se deslocar pelas rodovias e rotas com interdições.
Se for necessário, busque rotas alternativas seguras Não solte balões.
Balões que usam fogo podem provocar incêndios florestais Evite acender fogueiras, especialmente próximo às matas e florestas Não utilize fogo para fazer limpeza de terrenos ou queimar lixo.
Faça descarte adequado de seus resíduos Faça queima controlada somente quando permitido e com autorização da Cetesb Em propriedades rurais, construa e mantenha aceiros limpos para evitar a propagação do fogo, principalmente próximo às estradas e rodovias e às áreas florestais Cadastre-se para receber os alertas da Defesa Civil no seu celular.
Basta enviar um SMS com o seu CEP para o número 40199 Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina