Construção que fica em região nobre da cidade será implodida neste domingo (25).
Equipe responsável pela operação fará ajustes finais neste sábado (24), como a instalação das explosivos.
Prédio em bairro nobre de São José dos Campos será implodido André Luis Rosa/TV Vanguarda A equipe responsável pela implosão de um prédio em São José dos Campos (SP) faz neste sábado (24) os ajustes finais para a operação, que será realizada na manhã de domingo (25). Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp Construído há mais de 30 anos, o prédio abandonado fica na avenida Tubarão, no bairro Jardim Aquarius, zona oeste da cidade.
O imóvel seria um hotel, mas o projeto não avançou e, por conta disso, ele será implodido - leia mais detalhes abaixo. A principal etapa a ser realizada neste sábado, a partir das 8h, é a instalação de 75 quilos de explosivos na construção.
O material será suficiente para colocar o prédio abaixo em apenas oito segundos. O responsável pela operação é o engenheiro civil Manoel Jorge Diniz Dias.
Conhecido como ‘Manezinho, ele é responsável por 95% das implosões do país - a mais icônica é a do complexo penitenciário do Carandiru, em São Paulo, em 2002, quando foram usados 250 quilos de explosivos. “Um dia antes da implosão fazemos os ajustes finais.
Carregamos o prédio com os explosivos, ligamos os fios e colocamos a tela de proteção para impedir que fragmentos sejam lançados no momento da demolição”, explica Manezinho. LEIA TAMBÉM: Prédio abandonado em bairro nobre de São José será implodido Veja perguntas e respostas sobre como será a implosão Prédio de construção abandonada em São José será implodido Implosão A implosão do prédio está marcada para as 10h de domingo (25).
Por conta da ação, moradores de 12 prédios que ficam próximos à construção vão precisar deixar o local a partir das 9h.
Eles poderão retornar às 10h30 - veja abaixo a lista de prédios que serão evacuados. Além da equipe liderada pelo engenheiro Manezinho, que conta com oito pessoas, uma construtora da cidade, chamada Esdras, está à frente do projeto.
Segundo a empresa, a implosão vai demorar apenas oito segundos. “A implosão será uma operação rápida, com duração estimada de oito segundos, visando causar o menor impacto possível aos moradores, ao invés de meses de demolição manual que causariam sujeira e poluição sonora incessantes”, disse a construtora, que completou informando que o impacto da ação é menor do que o causado por um caminhão pesado passando na rua da região. “Foram realizadas visitas técnicas acompanhadas por engenheiros responsáveis pelo laudo de qualidade de cada edifício existente, garantido e seguranças das estruturas vizinhas.
Adotamos cuidados de segurança instalando cinco camadas de tela de proteção de polietileno de alta densidade (PEAD).
O impacto sísmico da implosão será aproximadamente de 6mm por segundo, menor que o causado por um caminhão pesado passando na rua em frente a cada prédio.” Prédio em bairro nobre de São José dos Campos será implodido André Luis Rosa/TV Vanguarda Evacuação Por questões de segurança, a Defesa Civil de São José dos Campos orientou a evacuação de 12 prédios residenciais e comerciais na região da construção que será demolida. Segundo a empresa Esdras, a evacuação acontecerá em um perímetro de 150 metros ao redor da demolição.
Os moradores precisarão deixar a região às 9h e só poderão voltar às 10h30. Confira os prédios que serão evacuados: Residencial Juquehy Barra do Sahy Place Vendôme Royal Palace Fontana d'Ampezzo Boulevard Park Aquarius Center Aquarius Tower Vet Vita The Place Hyde Park Aquarius Evolution Prédio em bairro nobre de São José dos Campos será implodido André Luis Rosa/TV Vanguarda Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina